top of page

VAI REFORMAR? INVISTA EM ENERGIA SOLAR!


Você está pensando em reformar ou construir?

Então por que não investe em um Sistema Gerador Fotovoltaico?

Investir em energia solar é vantajoso em muitos aspectos, a começar pelo fator sustentabilidade. Por se tratar de um sistema que gera energia a partir de uma fonte natural, não polui e não agride o meio ambiente e, também, se trata de um recurso renovável e inesgotável. Outra grande vantagem deste investimento é a economia, podendo reduzir a sua conta de luz em até 95%.

Os painéis utilizados na captação das ondas solares para a conversão em energia, são fáceis de serem instalados, não demandam manutenção, exceto a limpeza anual e proporcionam vida útil de 40 anos.


Trata-se de um investimento com alto custo benefício, quando instalado de forma correta e realizadas as manutenções preventivas.


Para ter esse sistema em sua casa é fácil e simples, não é preciso fazer uma grande alteração no telhado para receber os painéis. É possível instalar o Sistema Gerador Fotovoltaico em qualquer estrutura.

Contudo, se o seu imóvel está em fase de construção ou reforma, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a facilitar a instalação dos painéis solares.

  • Confira se o espaço é suficiente, para a quantidade de painéis necessários de acordo com o seu consumo. Veja se o seu telhado ou laje tem um espaço livre de no mínimo 10m². Se o espaço disponível para a instalação dos painéis é inferior a 10m², procure instalar painéis de alta eficiência.


  • Verifique o tipo de cobertura usada em sua obra. Os painéis são instalados no telhado e, cada tipo de cobertura, requer uma fixação diferente. Os melhores tipos de cobertura são as metálicas e as do tipo “shingle”, pois elas facilitam e proporcionam mais segurança na instalação.


  • Observe qual o melhor posicionamento das placas. O melhor ângulo para produzir o máximo de energia com os painéis é Face Norte, com grau de inclinação igual ao da latitude.


  • Atente para o tamanho dos painéis instalados, hoje em dia existem dois tamanhos que são os mais utilizados em casas, indústrias e usinas.


Dica: A regra de ouro para instalação de painéis eficientes, é elaborar um layout de sistema onde o número de placas sejam pares, além de ficar esteticamente mais bonito, facilita na hora da configuração do inversor.


  • Verifique se a estrutura suporta a carga das placas de captação de energia solar. Como elas não são muito pesadas, na maioria dos casos, os telhados já estão preparados para suportar esta sobrecarga. Mas, dependendo do tipo de estrutura, pode ser que seja necessário um reforço.


IMPORTANTE: - NBR 6123 - Carga do Vento - Arranjos de Painéis Fotovoltaicos expostos ao vento (montados no solo ou sobre estruturas de suporte elevadas) recebem cargas extras da ordem de 70 kg/m2 devidas a velocidade do vento. Em algumas regiões altas ou próximas ao litoral as velocidades podem atingir até 150 km/h, por isso é fundamental que você se certifique de que a estrutura de fixação utilizada para fixar os painéis no telhado esteja de acordo com norma. Nunca aceite estruturas de fixação que não atendam a esta norma.


  • Mantenha protegido o inversor. O inversor é um equipamento eletrônico, portanto, é importante protegê-lo de umidade ou incidência direta da luz do sol. Alguns foram feitos para ficarem ao ar livre, porém, quanto maior a proteção, mais tempo ele pode durar. Também é importante que o inversor esteja perto do seu quadro de distribuição de energia - isso vai facilitar muito a ligação na rede e também a manutenção. Para o acesso fácil, evite que o inversor fique atrás de móveis ou objetos.


  • Aterramento do sistema, Todos os sistemas fotovoltaicos devem ser aterrados por uma questão de segurança. Tradicionalmente os painéis são aterrados na estrutura e a estrutura à malha de aterramento da casa ou empreendimento. Portanto, para facilitar, deixe também um ponto de aterramento no telhado onde os painéis serão instalados para facilitar o processo.


Em resumo

Além das questões práticas da instalação, não é necessário fazer mais nada para receber energia solar na sua propriedade. A energia fotovoltaica é simples de instalar e segura de usar!


Solicite agora seu orçamento! Clique aqui!



38 visualizações
bottom of page