top of page

SEU TELHADO SUPORTA UM SISTEMA FOTOVOLTAICO?


Você já sabe que a energia solar pode proporcionar inúmeras vantagens, dentre elas grande economia, e por isso considera instalar um sistema em seu imóvel. Mas você sabe se seu telhado comporta a instalação do sistema, ou se precisa de alguma adaptação? Neste post iremos esclarecer estas e outras dúvidas sobre telhados e estruturas de fixação.


O que avaliar antes de instalar o sistema fotovoltaico?

Na maioria das instalações, as placas fotovoltaicas são afixadas no telhado para economizar espaço e atuar com melhor performance. Mas isso não é uma regra, algumas estruturas possibilitam a instalação no solo, contudo, deixaremos este assunto para outro artigo.

Apesar de ser comum a instalação em telhados, alguns pontos devem ser observados para garantir a produtividade eficiente do sistema:


  • Os telhados que apresentam a posição ideal, são os direcionados para o norte, se não for possível, recomenda-se que as placas sejam instaladas com uma inclinação direcionada para o leste. Caso nenhuma dessas opções sejam viáveis, então será necessária uma modificação na estrutura do seu telhado para que as placas sejam posicionadas de forma que os raios cheguem à sua superfície com melhor aproveitamento durante sua movimentação ao decorrer do dia.


  • A inclinação das placas irá coincidir diretamente com a latitude do local, porém recomenda-se a inclinação mínima de 10º, de forma que possibilite a limpeza das placas pela água da chuva.


E quanto ao local de instalação?

Se você tem dúvida em relação ao tipo de telhado que pode suportar o sistema fotovoltaico, então temos uma boa notícia. Não existe um material ideal para instalação, existem condições adequadas. Por exemplo, se o telhado que irá receber o sistema for muito antigo, apresentando telhas e caibros não preservados, então este deverá ser refeito ou não suportará a sobrecarga podendo causar grandes danos ao imóvel e ao equipamento. Além disso outros pontos devem ser considerados:


  • Condição do telhado: observe e substitua telhas quebradas ou frágeis.


  • Áreas de sombreamento: Sombras ocasionadas por edifícios, muros altos, árvores ou outros, podem afetar a sua produção de energia.


  • Área de instalação: calcule a área do seu telhado e analise se é o suficiente para o abrigo de todos os painéis necessários ao seu sistema.


Após essa análise do local, você ainda deverá verificar junto a um profissional competente se seu telhado irá suportar o peso total das placas a serem instaladas, que varia, na maioria dos casos, entre 12 e 24 kg/m2.


Se sua estrutura está dentro de todas as exigências apontadas neste artigo, então não há mais empecilhos para você solicitar seu orçamento junto à equipe ELETROTRAFO SOLAR.


bottom of page