top of page

SEU CHUVEIRO NÃO ESQUENTA? SAIBA O PORQUÊ

O friozinho está por aí e não tem coisa mais chata do que ligar o chuveiro para aquele banho quentinho e a água não esquentar. Não se desespere, neste post tentaremos ajudá-lo a resolver este problema, analisando cada possível causa.


RESISTÊNCIA

Responsável por transformar a energia elétrica em energia térmica, esta peça fica mergulhada na água dentro do tanque do chuveiro, toda vez que a torneira do chuveiro é aberta ela é acionada para esquentar a água.

Assim como outras peças, a resistência sofre desgaste por tempo de uso, portanto, quanto mais longo seu banho, menor vida útil terá a resistência do seu chuveiro. O que nem todos sabem é que é comum queimar apenas uma parte da resistência, quando isso ocorre a resistência continua funcionando, mas sua capacidade de esquentar a água diminui. A única forma de resolver este problema é trocando a resistência do chuveiro, o que não é nada difícil de se fazer, contudo é necessário algum cuidado, como desligar o disjuntor antes de trocá-la e deixar correr água fria antes de ligar a energia após a instalação da resistência. Caso seja ligada a seco ela queimará imediatamente.

PRESSÃO E VAZÃO DA ÁGUA

Cada chuveiro foi projetado para funcionar com um determinado índice de pressão de água, se a pressão da água em sua residência for diferente do indicado no produto, certamente afetará seu funcionamento, interferindo no controle da temperatura do seu chuveiro.

Os chuveiros elétricos possuem um reservatório interno onde está localizada a resistência, onde ela transfere calor para a água. Se a água passar muito rápido por ali, o tempo será insuficiente para elevar a temperatura. E, justamente por causa desse reservatório, os chuveiros elétricos não trabalham bem com uma pressão muito alta.


Como saber se a pressão da minha casa está correta para o chuveiro?

A pressão da água é calculada em mca (metros de coluna d´água), para obter esta informação basta saber qual a altura da sua caixa d´ água. Por exemplo: se a caixa d´água aí de onde você mora está localizada a 10 metros de altura, logo a pressão da água será de (10 mca). Então, cruze esta informação com a quantidade de mca indicada no seu chuveiro e compare se estão equivalentes, se o número for muito superior do que indicado no chuveiro siga as próximas dicas.


Se a pressão for muito alta...

É possível instalar um redutor de vazão no seu chuveiro, são facilmente encontrados em casas especializadas ou até em depósitos de material de construção. Caso seu chuveiro ainda assim não for capaz de esquentar a água adequadamente, então você precisará chamar um encanador para instalar uma válvula redutora de pressão na entrada de água da sua casa.

POTÊNCIA

Cada chuveiro precisa de uma certa quantidade de watts para aquecer a água. Quanto maior a potência, maior é sua capacidade de gerar água quente e consequentemente, maior o consumo de energia elétrica.

A maioria dos aparelhos variam entre 5 500 w e 7 500 w, é importante atentar-se a estes valores, pois cada potência pede uma bitola de cabo (fio) específica. É possível identificar esta informação na embalagem do produto. A utilização de cabos e fios inapropriados ao produto poderá causar o aquecimento destes, podendo resultar em acidente.

VOLTAGEM

127V ou 220V? Teoricamente, não há diferença entre uma voltagem e outra, contudo, na prática, o chuveiro 220V esquenta um pouquinho mais.

DISJUNTORES

Os disjuntores garantem a segurança da instalação elétrica de sua residência. Sendo termo-elétricos entram em ação caso ocorra um curto-circuito ou aquecimento dos cabos, cortando a energia, evitando acidentes.

TENSÃO

Se após ter verificado todos os itens acima, ainda assim seu chuveiro não funciona corretamente, aconselho que verifique, com ajuda de um voltímetro, se a tensão que está chegando no seu chuveiro é correspondente à exigida para seu funcionamento.

Espero que essas dicas o tenham ajudado. Caso ainda tenha dúvidas ou opte por trocar seu chuveiro, na Eletrotrafo você encontrará as melhores marcas de duchas e chuveiros, atendimento personalizado e os melhores preços.



87 visualizações
bottom of page