top of page

Saiba o local adequado para instalar seu painel solar.

Para que a economia na energia elétrica seja maior, é preciso instalar o painel solar no local adequado no seu telhado. Para isso é fundamental um estudo com a viabilidade do projeto e o dimensionamento completo. Avaliar fatores como a quantidade de módulos fotovoltaicos, o espaço disponível para instalação, a incidência de luz solar no local e o estudo de sombreamento também são primordiais para que a instalação aconteça com sucesso, e garanta maior eficiência na geração de energia.

Toda essa análise funciona de forma diferente para cada cliente, por exemplo:

Indústrias: possuem grandes telhados e pátios abertos para a instalação de uma quantidade razoável de módulos, sendo que ambos recebem boa incidência solar.

Supermercados: também contam com bom espaço nos telhados, assim como grande área disponível nos estacionamentos.

Propriedades rurais e empresas do agronegócio: têm diversas possibilidades, desde o telhado em estufas a outras estruturas produtivas e espaços no solo.

Imóveis residenciais: este caso é o mais complexo de realizar a escolha. Afinal, cada casa e prédio tem uma arquitetura diferente e é preciso considerar o espaço disponível, o tipo de telhado e o peso da estrutura, além de outros fatores.


Instalação no Solo x Telhado


À princípio pode parecer mais interessante realizar a colocação no solo, uma vez que o trabalho pode ser mais simples, prático e com menos riscos de problemas. No chão, geralmente, há a possibilidade de implementação de grandes projetos, com um número maior de módulos fotovoltaicos. Sem contar que é mais fácil encontrar a inclinação ideal dos painéis no chão de forma que aumente a incidência solar e a produção de energia elétrica. No entanto, também podem ocorrer alguns problemas, como o sombreamento de árvores e construções próximas. Além disso, nem todas as propriedades têm um local disponível no chão para a instalação.

No caso do telhado, há mais detalhes que devem ser observados. Até porque, primeiramente, demanda-se uma análise estrutural para ver se o local suporta o sistema de energia solar fotovoltaico. Vale lembrar que uma possível sobrecarga pode provocar acidentes e danos materiais.

Mas não é só isso que deve ser verificado no processo de instalação. Faz-se necessário conferir, ainda, os seguintes pontos:

  • Direção do telhado: a depender da posição e direção, a geração de energia solar muda. Os telhados voltados para o norte, noroeste ou nordeste têm a melhor exposição. Consequentemente, isso impacta na instalação.

  • Inclinação: a instalação de energia solar pode ocorrer em locais com qualquer inclinação. Para telhados planos, os sistemas fotovoltaicos precisam de inclinação voltada ao norte, o que também facilita a função autolimpante dos módulos.

  • Obstáculos: antenas, chaminés e claraboias podem afetar o espaço disponível para a instalação solar. Nessa situação, os integradores devem fazer o projeto ao redor desses obstáculos para maximizar a produção.

  • Ciclo de vida: antes de fazer a instalação, deve-se observar o tempo de uso do telhado, se ele tem condições de suportar o peso do sistema fotovoltaico e se há a necessidade de troca em breve.

  • Material: são diversos tipos de materiais utilizados nos telhados e coberturas, como madeira, telha de cimento, metal, ardósia, entre outros. Portanto, deve-se realizar uma análise completa para a colocação do kit solar de forma segura e eficiente, independentemente do material.

Por fim, a questão do sombreamento também se aplica e deve ser analisada no cenário dos telhados. A Eletrotrafo Solar está pronta para te auxiliar de forma integral em seus projetos.


24 visualizações
bottom of page