top of page

Rede elétrica x temporada de chuva: cuidados que você precisa ter em casa.

Durante a temporada de chuvas, a preocupação do morador com a eletricidade de casa vira um hábito: desligar a extensão, tirar o celular da tomada e ficar de olho nos eletrodomésticos se tornam comportamentos comuns, conhecidos popularmente na prevenção de acidentes. Mas, segundo profissionais, apesar deles serem úteis, outros cuidados são necessários para manter a rede elétrica saudável, especialmente em casos de temporais fortes ou alagamentos.

Tal fato faz com que acidentes como choques elétricos — vindos de fontes de alimentação residencial ou de descargas elétricas — e curtos-circuitos sejam fenômenos comuns, amplificados pela presença do líquido. Ambos podem ser fatais, já que compreendem uma intensidade muito grande de energia e podem causar incêndios e explosões.


Quais medidas devo tomar durante a chuva?

Desligar disjuntores internos, retirar equipamentos e deixá-los fora do alcance da água, não encostar em objetos metálicos e esperar o nível da chuva baixar são algumas medidas para evitar imprevistos. Além disso, rever a instalação elétrica do imóvel após os temporais é importante caso os aparelhos tenham tido contato com a umidade.


O que fazer se algum eletrônico queimar durante a queda de energia?


Se os eletrônicos forem danificados, a companhia de eletricidade pode ajudar a compensar a perda. No caso de uma chuva torrencial ou falta de energia, o cliente deve se dirigir até a agência e solicitar o ressarcimento, concedido após uma avaliação. Porém, se uma pessoa perdeu um lava-roupas em um problema causado pelo morador ou em uma queima natural do aparelho, o morador é quem arca com o prejuízo.

A queda de luz afeta os eletrodomésticos?

Retirar os aparelhos da fonte de forma imediata (ou, pelo menos, até que se perceba a estabilização total da energia) é o procedimento ideal.

Como fazer a manutenção da rede elétrica no dia a dia?

De modo geral, para garantir a segurança de uma rede elétrica em casa, o responsável pelo imóvel deve manter uma rotina de inspeção do quadro de distribuição frequente, executada por um profissional qualificado. Evitar as “puxadinhas” e distribuição de luz à revelia pelo local também são medidas que garantem o dimensionamento da planta de modo adequado e menos propenso a acidentes.

Por outro lado, em caso de anomalias no sistema, como fios derretidos e desencapados, a resposta deve ser o desligamento da fonte externa da residência e a busca imediata por reparo especializado.


Em caso de manutenção após uma chuva forte, na Eletrotrafo você encontra uma variedade de materiais elétricos para sua casa ou empresa.


32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page