Durante a temporada de chuvas, a preocupação do morador com a eletricidade de casa vira um hábito: desligar a extensão, tirar o celular da tomada e ficar de olho nos eletrodomésticos se tornam comportamentos comuns, conhecidos popularmente na prevenção de acidentes. Mas, segundo profissionais, apesar deles serem úteis, outros cuidados são necessários para manter a rede elétrica saudável, especialmente em casos de temporais fortes ou alagamentos.
Tal fato faz com que acidentes como choques elétricos — vindos de fontes de alimentação residencial ou de descargas elétricas — e curtos-circuitos sejam fenômenos comuns, amplificados pela presença do líquido. Ambos podem ser fatais, já que compreendem uma intensidade muito grande de energia e podem causar incêndios e explosões.
Quais medidas devo tomar durante a chuva?
Desligar disjuntores internos, retirar equipamentos e deixá-los fora do alcance da água, não encostar em objetos metálicos e esperar o nível da chuva baixar são algumas medidas para evitar imprevistos. Além disso, rever a instalação elétrica do imóvel após os temporais é importante caso os aparelhos tenham tido contato com a umidade.
O que fazer se algum eletrônico queimar durante a queda de energia?
Se os eletrônicos forem danificados, a companhia de eletricidade pode ajudar a compensar a perda. No caso de uma chuva torrencial ou falta de energia, o cliente deve se dirigir até a agência e solicitar o ressarcimento, concedido após uma avaliação. Porém, se uma pessoa perdeu um lava-roupas em um problema causado pelo morador ou em uma queima natural do aparelho, o morador é quem arca com o prejuízo.
A queda de luz afeta os eletrodomésticos?
Retirar os aparelhos da fonte de forma imediata (ou, pelo menos, até que se perceba a estabilização total da energia) é o procedimento ideal.
Como fazer a manutenção da rede elétrica no dia a dia?
De modo geral, para garantir a segurança de uma rede elétrica em casa, o responsável pelo imóvel deve manter uma rotina de inspeção do quadro de distribuição frequente, executada por um profissional qualificado. Evitar as “puxadinhas” e distribuição de luz à revelia pelo local também são medidas que garantem o dimensionamento da planta de modo adequado e menos propenso a acidentes.
Por outro lado, em caso de anomalias no sistema, como fios derretidos e desencapados, a resposta deve ser o desligamento da fonte externa da residência e a busca imediata por reparo especializado.
Em caso de manutenção após uma chuva forte, na Eletrotrafo você encontra uma variedade de materiais elétricos para sua casa ou empresa.
Comentarios