top of page

Real benefício dos Sistemas Fotovoltaicos


Nas duas últimas décadas pudemos observar o crescimento exponencial do uso da energia solar. Comércios e residências estão cada vez menos confiantes no atual padrão de distribuição de energia e se abrindo para novas opções de produção de energia limpa e renovável. Contudo, muitos ainda se questionam quanto aos reais benefícios da energia solar, o quanto é acessível e rentável a longo prazo. A energia solar é definitivamente benéfica para o meio ambiente e pode ser ainda mais vantajosa para você. Saiba porque:


1. Acessibilidade

O custo para instalação de painéis solares vem se tornando cada vez mais acessível nos últimos anos. Pode ser um excelente investimento, tanto para quem planeja permanecer em um mesmo imóvel pelos próximos 25 anos, quanto para os que pretendem vender. Os painéis solares podem valorizar o imóvel e até ser um grande diferencial, acelerando o tempo para venda.


2. Eficiência

Um sistema fotovoltaico, principalmente em um país onde a incidência solar pode ser considerada uma das maiores do planeta, pode capturar e reter energia suficiente para abastecer 100% das necessidades de energia de uma família. Contudo, a tarifa mínima de energia deverá continuar sendo paga à concessionária, nos sistemas on-grid. Além disso, quando o sistema produz mais energia do que o necessário, este excedente se acumulará como créditos com a companhia de energia , que poderão ser descontados em um período de até 6 meses.

Isso significa que você pode acumular créditos e descontá-los em períodos onde a captação da energia do sol é menor, como nos períodos de chuva ou inverno intenso. Ou ainda poderá abater na conta de energia de uma outra propriedade em seu nome.


3. Payback

A maior curiosidade é em saber qual o real ganho financeiro que você pode ter instalando energia solar em seu imóvel. O retorno do investimento pode variar de acordo com a região, mas acontece em um período médio de 4 a 6 anos. Na pior das hipóteses, você poderá usufruir mais 19 anos da energia gerada pelo seu sistema, visto que a maioria dos fabricantes oferecem garantia de 25 anos de produção de energia.


Com um período de retorno tão curto, o sistema fotovoltaico tornou-se um investimento popular. Há poucos investimentos no mercado com um período de retorno semelhante.


Explore os benefícios da energia solar em sua residência, indústria, propriedade rural ou comércio, com a ELETROTRAFO SOLAR. Solicite agora um orçamento no link.

36 visualizações
bottom of page