top of page

PROTEÇÃO CONTRA RAIOS


O Brasil é o líder mundial de queda de raios. Nas estações mais quentes - primavera e verão - é quando vemos a maior parte de incidência de queda de raios. Cerca de 90% dos 50 milhões de raios que caem no Brasil, são registrados nesse período.

Com isso, faz-se fundamental a tomada de precauções para manter a segurança e proteção de seus equipamentos elétricos, contra os danos causados pelos raios. Confiram à seguir, alguns equipamentos e dicas que lhe ajudarão na proteção da sua casa:


Utilize DPS

Os DPS’s são dispositivos de proteção contra surtos, uma espécie de disjuntor que desliga quando é percorrido pela descarga elétrica produzida por um raio.

Existem DPS’s individuais específicos para diferentes equipamentos, como no caso de computadores, modens, telefones sem fio e outros. Em sua maioria são simples e fáceis de instalar, basta conectá-los na tomada em que o equipamento vai ser ligado.



Retire os equipamentos da tomada quando houver queda de Raios

Essa é uma das mais simples soluções contra a queima de equipamentos durante tempestades. Caso não saiba se sua residência possui ou não algum tipo de proteção elétrica contra raios, desligar todos os aparelhos eletrônicos da tomada é a melhor opção.

Obs: Redes de telefone, internet, televisão também conduzem energia elétrica, portanto, desconecte todos os aparelhos como telefone fixo, modem, TV a cabo e outros.

O que não protege seus equipamentos?

Vale destacar que alguns dispositivos não têm a função de proteger os seus eletrônicos contra raios, por exemplo: filtros de linha e estabilizadores. Estes dispositivos têm funções diferentes e nenhum deles oferece proteção contra surtos elétricos causados por raios.

A mesma colocação vale para para-raios, esse dispositivo apresenta proteção contra descargas elétricas para pessoas e construções, mas não é capaz de manter a sua rede elétrica a salvo.

Seguindo essas orientações, sua casa e seus equipamentos estarão mais seguros em caso de tempestades e não serão mais motivo de preocupação para você e sua família.



bottom of page