top of page

PRODUÇÃO AGRÍCOLA EMBAIXO DE ESTRUTURAS FOTOVOLTAICAS

Atualizado: 23 de dez. de 2020

Você já imaginou uma solução capaz de gerar energia ao mesmo tempo que melhora o desempenho de sua lavoura? O Sistema Fotovoltaico pode possibilitar tudo isso para você.

A fazenda experimental Lake Constance, na Alemanha, otimizou o rendimento de suas lavouras, enquanto seus vizinhos assistiam suas plantações serem gravemente afetadas pelas altas temperaturas. O sucesso alcançado é surpreendente e está relacionado com a implementação de energia solar. A sombra proporcionada pelos painéis solares aumentou, neste caso particular, a produção de batatas. A eficiência de utilização do terreno aumentou em 60% por hectare, como mostra a ilustração.

A fazenda possui painéis instalados a 5 metros acima do nível do solo, deixando espaço para as plantas crescerem e para os equipamentos agrícolas trabalharem. A irradiação solar sob os painéis apresentou índice 30% menor, mantendo a temperatura do ar. Contudo, foram registradas temperaturas menores do solo no outono e na primavera.

Com a chegada do verão, a umidade do solo apresentou-se maior do que em seu entorno, fazendo com que as plantas suportassem melhor as condições climáticas e o aumento do calor trazido pela seca.

Os sistemas fotovoltaicos melhoram a produção de alimentos, o aproveitamento da terra, geram energia limpa e ainda possibilitam economia com as contas de energia para as fazendas. Este potencial é valido, especialmente, para regiões mais áridas.

Propostas como a desenvolvida pela fazenda Lake Constance, estão sendo replicadas na China, no Vietnã e na Índia, com excelentes resultados. O sombreamento e a redução da evaporação da umidade podem aumentar o rendimento de culturas como algodão e tomate, em até 40%.

Quer investir em energia solar para sua propriedade? Solicite agora um orçamento sem compromisso na ELETROTRAFO.

38 visualizações
bottom of page