top of page

PENDENTES, LUSTRES E LUMINÁRIAS: ENTENDA SUAS DIFERENÇAS

Uma boa iluminação pode transformar um ambiente. Cada detalhe na aplicação ou posicionamento das lâmpadas, pode tornar o ambiente mais aconchegante ou até trazer uma sensação de amplitude no espaço. Pendentes, lustres e luminárias, se diferem por suas características e podem se tornar parte fundamental em uma decoração, podendo até roubar a cena em algumas situações. Você ainda não sabe diferenciá-los? Então este artigo vai cair como uma “luva” para você!


Diferença entre pendentes, lustres e luminárias

O principal propósito dessas peças, todo mundo já conhece, a iluminação. Mas, muito além de iluminar, cada peça pode resultar em experiências muito diferentes no ambiente aplicado. As luminárias, por exemplo, são fundamentais quando a finalidade é obter uma luz direcionada, em contrapartida os lustres e pendentes trazem uma iluminação generalizada. Destes dois últimos, a principal característica que os diferem, é a presença ou não de ramificações. Os lustres possuem “braços” que se ramificam com vários pequenos pontos de luz, diferentes dos pendentes, contudo, as duas peças podem dar um toque de charme muito especial no espaço. As luminárias são muito mais discretas, uma excelente opção para iluminar ambientes com decoração carregada.

Um para cada tipo de decoração

É possível encontrar estas peças em uma infinidade de modelos e variações, por isso, podem ser aplicadas em qualquer tipo de decoração. Os lustres modernos fogem um pouco do conceito de peças complexas, cheias de cristais, a tendência trouxe exemplares muito mais simples. Contudo, os cristais ainda podem ser bem-vindos para trazer classe à uma elegante sala de jantar, por exemplo. Os pendentes, embora sejam peças mais discretas, também podem fazer toda diferença, dando destaque à decoração.


Onde aplicar?

Pendentes e lustres caem perfeitamente em cima de mesas de jantar, balcões, bancadas e centro de salas. Em ambientes onde se pede uma iluminação mais calma, como quartos, opte por pendentes e luminárias (para o quarto das crianças, você pode encontrar peças divertidas e coloridas). Os lustres podem trazer excesso tanto no quesito decoração, quanto no quesito iluminação, o que pode atrapalhar o sono. Para escritórios e locais de estudo, abuse das luminárias de mesa ou parede, que proporcionam um tipo de iluminação mais direcionada.


Como pôde perceber, a iluminação é capaz de fazer toda a diferença na decoração e na sensação emitida no seu ambiente. Aproveite nossas dicas para transformar aquele espaço sem graça e torná-lo um cantinho aconchegante e especial, para as horas de lazer em família. Acesse: www.eletrotrafo.com.br e confira nossos modelos de lustres, pendes e luminárias para decorar seu ambiente. Se preferir, procure uma de nossas lojas e confira nosso showroom de iluminação.



44 visualizações
bottom of page