top of page

Passo a passo para trocar a resistência do seu chuveiro.

É só esfriar um pouco que já colocamos o chuveiro na água bem quente, não é? Naqueles dias de temperaturas baixas, é normal que usemos o chuveiro com a água bem quente, não é? Mas cuidado ao trocar a temperatura do chuveiro, ela deve ser feita com o chuveiro desligado, pois do contrário você pode queimar a resistência. Além de ser perigoso podendo levar ao óbito, caso leve algum choque, isso porque pode acontecer de ter um fio com mau contato. Se esse fio der um curto circuito e tiver algum contato com água, é choque de alta tensão na certa!

Outra causa comum para essa queima é abrir pouco o chuveiro para esquentar, porém essa diminuição do fluxo pode queimar a resistência também! Forçando o diafragma que liga e desliga o chuveiro a trabalhar mais visto que o baixo volume de água acarreta em desgaste por alta temperatura, como ressecamento e travamento, consequentemente queimando a peça. Além desses motivos, existem muitos outros que ocasionam na queima da resistência, como ar na tubulação e utilizar peças paralelas. Caso aconteça de a água parar de esquentar por causa da resistência, você está sabendo que é por algum dos motivos exemplificados acima!

Aprender como consertar chuveiro é uma das coisas primordiais quando se vai morar sozinho(a) ou quando sua família não fica muito tempo em casa. Se acontecer da resistência queimar quando você está tomando um banho quente naqueles dias frios, como prosseguir? Separamos um passo a passo para te ajudar.


1 - Teste todas as temperaturas: é perfeitamente possível que um dos níveis de temperatura da água estrague enquanto os outros continuam funcionando, então, verifique se foi isso que aconteceu ou se a resistência queimou mesmo. Mas lembre-se de desligar o chuveiro sempre que for trocar!

2 - Desligue a energia elétrica: procure a caixa de distribuição de energia da sua casa – geralmente fica no exterior perto do muro ou do portão, mas existem casas em que essa caixa fica em um lugar mais acessível, como corredores.

Localizou a caixa de distribuição de energia? Mude o disjuntor para desligar.

3 - Separe os materiais e prepare o ambiente: é importante secar o banheiro, principalmente aquelas poças que ficam acumuladas dentro do box para que não haja escorregões e quedas. Depois pegue os materiais que irá utilizar:

  • Uma resistência nova – é claro – de acordo com a marca e modelo de seu chuveiro;

  • Uma escovinha daquelas que você usa para lavar roupas e outros itens para limpar os buracos por onde a água passa;

  • Uma chave de fenda;

  • Um alicate de tamanho pequeno;

  • Um banco ou uma escada, se você for uma pessoa baixa.

4 - Desconecte o chuveiro dos fios, e depois abra ele: Com a energia desligada e as mãos cobertas com luvas, de preferência de borracha para não conduzir eletricidade, desconecte o chuveiro da fiação elétrica e o leve para uma superfície plana para que você consiga mexer melhor. Abra o aparelho retirando o espalhador, com muita atenção para não danificar a borracha, senão acontecerão vazamentos, e, com a ajuda do alicate, remova a resistência queimada, mas não se esqueça de decorar sua posição! Você pode usar o celular para fazer uma foto da resistência atual para não ter erros quando instalar a outra. 5. Limpe o chuveiro: Com ajuda da escovinha que separou, esfregue as partes do chuveiro para que as possíveis sujeiras que entopem o espalhador saiam. Caso esteja difícil, opte por usar uma agulha ou um alfinete para desobstruir os furos. Isso não tem muito a ver com a troca da resistência, mas é um passo importante para manter a qualidade do aparelho e você aproveitar o tempo e a ocasião.

6 - Conecte a nova resistência: Novamente com a ajuda do alicate, verifique a posição correta que a resistência deve ficar e a encaixe com muito cuidado. Quando garantir que ela está bem encaixada e firme, pode começar a montar o chuveiro novamente.

7 - Ligue o registro: Após montar o chuveiro e ligá-lo novamente à fiação, abra o registro e deixe ligado por algum tempo para que o ar saia da câmara e que essa seja enchida novamente com água, evitando que a nova resistência queime. Se a água cair normalmente, desligue o chuveiro e vá até a caixa de distribuição de energia para ligá-la. Ligue novamente o chuveiro e observe se, em todas as chaves, a água esquentará – se acontecer, o seu chuveiro está pronto para uso! Caso contrário, repita os processos.

Agora você já não vai mais tomar banho gelado quando queimar o chuveiro! Basta seguir esse passo a passo, que, em pouco tempo, seu chuveiro estará novamente pronto para o uso. Os materiais para troca da resistência você encontra nas lojas Eletrotrafo clicando aqui.


35 visualizações
bottom of page