top of page

Os Painéis Solares Usam Luz ou Calor para Gerar Eletricidade?

Atualizado: 3 de jul. de 2020


Que os raios solares são os principais agentes de um sistema fotovoltaico, isso todo mundo sabe, mas você sabe qual tipo de energia do sol é capitada neste tipo de sistema, luz ou calor? Atualmente podemos encontrar no mercado, dois tipos de placas solares, uma que aproveita o calor do sol e outra que aproveita a luz.


Energia Solar Térmica

Os sistemas que utilizam este meio de produção de energia, captam o calor do sol para aquecer um fluído, geralmente óleo, o qual será armazenado em tanques térmicos, denominados boilers. A Energia solar térmica é comumente utilizada para o aquecimento de água de piscinas, torneiras e duchas. É extremamente eficiente e pode reduzir em até 80% o consumo de energia aplicado no aquecimento de água. Embora sua maior aplicação seja residencial, também poder ser observada em grandes usinas térmicas. Neste exemplo, a tecnologia permite o aquecimento do líquido através da radiação solar para produzir vapor, que posteriormente será transformado em energia elétrica.


Energia Solar Fotovoltaica

Como o próprio nome sugere - foto em grego significa “luz” - este tipo de tecnologia permite a geração de energia através da captação da luz solar. Em um sistema gerador fotovoltaico, as placas de silício captam a luz solar gerando corrente elétrica, que posteriormente deverá passar por um inversor o qual fará sua conversão para que esta assuma as características ideais para o consumo. A Energia Solar Fotovoltaica vem ganhando destaque no mercado, graças à sua viabilidade de implementação, além de apresentar um retorno de investimento altamente positivo. O fator sustentabilidade também aponta como um dos principais atrativos para a aplicação dessa nova tecnologia, que tem tudo para avançar ainda mais no mercado energético. Comparando as duas soluções de uso popular, podemos concluir que os dois sistemas são bons exemplos de obtenção de energia renovável, pois não emitem gases poluentes. Se equiparam também, quanto ao fator investimento para implantação. Entretanto, a Energia Fotovoltaica se destaca pois esta tecnologia possibilita suprir toda a demanda elétrica do imóvel, enquanto que a térmica é capaz de atender apenas o sistema de aquecimento.


Quer saber mais sobre como funciona o Sistema Gerador Fotovoltaico? Inscreva-se para acompanhar nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!

5 visualizações
bottom of page