top of page

O uso de máscara pós pandemia


Passamos pela pandemia, e não víamos a hora de tirar as máscaras. Mas o curioso é que ainda vemos muitas pessoas, utilizando a mesma, e existem muitas motivações para isso estar acontecendo. Porém fica a pergunta: quem ainda deve utilizar máscaras?

Primeiro precisamos entender, máscara cirúrgica não é um EPI, pois ela não possui Certificado de Aprovação – CA. O Certificado de Aprovação não se aplica já que a Máscara não consta no anexo I da NR 06. Mas vale ressa


ltar que o uso de máscaras é muito importante em alguns ramos, como alimentício, saúde, beleza e estética por exemplo. Ela não é proteção apenas ao trabalhador mas, também, ao paciente ou alimento que está sendo manipulado. Nesse caso, é recomendado manter o uso das mesmas.

O segundo ponto é que os números da gripe, pneumonia, resfriados e outros vírus respiratórios, como o vírus sincicial respiratório (principal causador de pneumonias graves em crianças) despencou após o início das medidas protetivas contra a Covid-19. O uso de máscara é tido como uma estratégia altamente eficaz para a prevenção da transmissão de vírus respiratórios em geral.

O terceiro ponto é um alerta dos especialistas que os idosos, pessoas imunodeprimidas ou com morbidades graves devem continuar usando máscaras tanto em ambientes abertos quanto fechados. Em pouco tempo, todos nós vamos estar mais vulneráveis por causa da redução de anticorpos. E esses grupos com certeza são mais vulneráveis.


Então, o que devo fazer?


Cada indivíduo lida com riscos de uma forma diferente. É importante que você saiba medir os fatores de risco – que incluem pessoas próximas não vacinadas ou imunossuprimidas, crianças que ainda não podem se vacinar, histórico de doenças, local onde será feito o encontro entre pessoas, etc. E a partir dessa análise você pode definir onde usar máscaras, e se deve ou não.


Conhece alguém que ainda tem dúvida sobre o assunto? Compartilhe nosso conteúdo.

Caso você ainda tenha que utilizar máscaras, a Eletrotrafo Solar oferece um linha de máscaras, e produtos de EPI, que você pode adquirir através do nosso site: www.eletrotrafo.com.br.


25 visualizações
bottom of page