• Eletrotrafo

O Uso de Energia Solar Pode Ajudar na Economia de Água?

Atualizado: Jul 3


Já sabemos que energia solar é uma fonte de energia limpa e abundante, que pode reduzir drasticamente nossa conta de luz e a emissão de CO2, contribuindo com a preservação ambiental. Mas você sabia que os painéis solares também podem ajudar a economizar água?

Embora nosso planeta seja abençoado com vastos recursos hídricos, incluindo oceanos, mares, rios, lagos e lagoas, o uso abusivo e o mal planejamento do homem resultou no que parecia ser impossível, na escassez de água.

Especialistas em meio ambiente há tempos alertam sobre estarmos à beira de uma grave crise hídrica, que pode causar resultados devastadores. Em simultâneo, os principais meios de produção de energia explorado em todo o mundo, afetam diretamente sua malha hidrográfica.

De acordo com um estudo feito pela Agência Internacional de Energia, a produção de energia da maneira tradicional levou a extração de aproximadamente 15% dos recursos hídricos do planeta. Portanto, neste cenário, os painéis solares podem ser grandes aliados na redução do desperdício de água. Iremos lhe explicar como isso é possível.


Os sistemas fotovoltaicos não necessitam de água para gerar eletricidade

O sistema gerador fotovoltaico dispensa totalmente o uso de água, pois não necessita de estrutura de refrigeração. Em contrapartida, as usinas tradicionais de geração de energia consomem litros e litros de água para se refrigerar.


A produção de Energia Fotovoltaica não utiliza água em seu processo

A produção de energia fotovoltaica não envolve o uso direto de água, diferente da extração de combustíveis fósseis, onde a água é indispensável para seu processamento. Para extrair petróleo e gás natural, é necessário a inserção de fluido em alta pressão nos poços. Esse processo, conhecido como fraturamento, ajuda a quebrar as rochas no subsolo para a retirada de combustível. Após a extração, ainda é necessária uma grande quantidade de água para refinar e transportar o combustível.


Usina Fotovoltaica Flutuante

A ideia de painéis flutuantes vem conquistando o mundo. Última novidade no setor de energia alternativa, as Usinas Fotovoltaicas Flutuantes apresentam resultados significativamente maiores em eficiência, decorrência do seu resfriamento natural, por estarem constantemente sobre a água. Além disso, ao cobrir grandes massas de água com painéis solares, você minimizará sua taxa de evaporação.


Para pessoas que pensam em adquirir um sistema fotovoltaico para uso doméstico, a economia de água pode não ser sua principal justificativa, mas sua escolha individual afetará diretamente na economia dos recursos hídricos para subsistência das gerações futuras.

Caso queira saber mais sobre o sistema fotovoltaico, leia nosso texto “ENERGIA SOLAR, A ENERGIA DO FUTURO”. Mas, antes disso, solicite seu orçamento sem compromisso para a equipe da Eletrotrafo Solar e descubra que ter seu próprio sistema de geração de energia limpa. É mais viável do que você imagina!

0 visualização

INSTITUCIONAL

FALE CONOSCO

(43) 3520-5000

2ª A 6ª das 8h às 18h

faleconosco@eletrotrafo.com.br

ACOMPANHE-NOS

Eletrotrafo Produtos Elétricos Ltda, pessoa jurídica brasileira de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 80.224.785/0001-15.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.