top of page

O Que é um Servo Motor? Descubra seu Funcionamento, Tipos e Vantagens

O servo motor é uma tecnologia comum nos ciclos de produção industrial, sistemas automatizados e em outras aplicações. Os servos motores apresentam diferenças quando comparados a outros tipos de motores.

Neste artigo, nós vamos falar sobre esse tipo de motor. Veja como ele funciona, as vantagens de usá-lo, as principais aplicações. Continue a leitura e obtenha mais informações sobre ele!


O que é um servo motor?


O servo motor é um dispositivo eletromecânico utilizado para a movimentação precisa de um objeto, permitindo seu giro em distâncias ou em ângulos específicos, garantindo velocidade e posicionamento.

É um motor elétrico de rotação integrado a um sensor que mostra a condição de sua posição, o que favorece o controle da velocidade, da posição angular e da aceleração. Ele pode ser de corrente alternada (CA) ou de corrente contínua (CC).

O nome “servo motor” decorre de sua dependência de um comando definido, isto é, ele serve a um determinado procedimento. Diferente do motor convencional, ele não tem rotação livre e contínua.


Quais são as vantagens do servo motor?


O uso dos servos motores proporciona muitos benefícios à indústria. Vamos falar um pouco sobre essas vantagens:


Controle de posicionamento

O servo motor apresenta um nível elevado de controle, determina o ângulo correto de operação e também define o posicionamento adequado dos itens.


Baixo nível de vibração

Como ele não vibra, esse dispositivo é bastante preciso. A estabilidade assegura a qualidade do item fabricado, o que melhora a confiança dos clientes na empresa.


Alta capacidade de torque

O servo motor costuma garantir pico elevado de torque. Isso permite eficiência em condições que exigem muito esforço. É um mecanismo que aumenta a produtividade e a performance do processo de produção.


Velocidade elevada

Os servos motores conseguem atingir alta velocidade, ultrapassando 6.000 rotações por minuto (rpm). Dessa forma, eles ajudam a reduzir a inércia no ciclo de produção.


Manutenção simples

Além de exigir uma manutenção mais simples, o servo motor dificilmente requer cuidados corretivos. Consequentemente, a indústria evita despesas em excesso, assegurando a linha de produção em funcionamento contínuo. A manutenção feita periodicamente pode aumentar a vida útil do equipamento.


Sincronismo de eixo duplo

É possível usar dois servos motores em uma mesma coordenada para efetivar um controle síncrono automático, sem a utilização de um controlador lógico programável (CLP).

Caso haja um desvio na posição, além dos valores permitidos, dispara-se um alarme para que a operação do sistema seja interrompida.


Como usar o servo motor na automação industrial?


O servo motor é muito aplicado em processos de automação industrial que requerem o uso de dispositivos de velocidade e potência elevadas e de alto controle de precisão. Ele contribui para executar tarefas com mais precisão.

Os sistemas de automação industrial podem fazer uso das características do servo motor para melhorar os resultados em menos tempo, sem deixar de lado o controle de qualidade nos processos e sem prejudicar a segurança.


Quais são os principais tipos de servos motores?


Os servos motores se dividem em dois tipos: corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA), conforme a fonte de alimentação requerida para a operação.


Servo motor CC

Os equipamentos de CC são utilizados, na maioria das vezes, em projetos pequenos. O custo deles tende a ser mais baixo que o custo dos equipamentos de CA. O servo motor corrente contínua envolve os seguintes tipos:

· motores de série;

· motor de derivação em série;

· motor de derivação de controle;

· motor de derivação de ímã permanente.


Servo motor CA

O servo motor de corrente alternada é geralmente usado em indústrias, pois apresenta potência elevada, baixa manutenção e mais precisão no controle. Ele se divide em dois outros tipos:

· síncrono: há uma relação constante entre a frequência da corrente elétrica e a velocidade do rotor;

· indução: funciona baseado nos princípios de indução eletromagnética (a interação entre o campo magnético do estator e as correntes induzidas promove a rotação).

Outro tipo de equipamento CA é o servo motor de passo, que transforma pulsos elétricos em movimentos discretos do rotor.


Quais são as principais aplicações do servo motor?


O servo motor tem diferentes aplicações. Além da automação de processos, ele é empregado em outras situações, como as que seguem:


Controle de válvulas

As válvulas industriais são fundamentais para o bom funcionamento das máquinas. Em aplicações que dependem de muita precisão e alta velocidade, o servo motor pode ajudar, já que facilita o controle das válvulas, minimizando as falhas enquanto elas operam.


Indústria automobilística

Na indústria automobilística, os veículos fazem uso de servos motores para a manutenção de um funcionamento ágil, seguro e preciso.


Movimentos de precisão

No ambiente industrial, pequenos movimentos fora dos eixos podem atrapalhar a realização das tarefas, afetando a qualidade da segurança.

Os servos motores são ótimos para efetivar movimentos precisos na indústria, oferecendo um desempenho excelente.


Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora no nosso site Eletrotrafo e confira nossos produtos.

37 visualizações

コメント


bottom of page