Motobomba: o que são e quais os tipos?


As bombas são máquinas que fornecem energia ao líquido com o objetivo de promover o seu escoamento. Esta energia é dependente da rotação do acionador, ou seja, do motor. O conjunto desses componentes são considerados como BOMBA e quando acoplados a um motor são chamadas de MOTOBOMBA. Por mais que ela seja muito útil no contexto industrial, esse tipo de equipamento também traz uma série de benefícios se usado no ambiente doméstico. Nesse sentido, preparamos esse artigo para que você saiba o que é e para que serve uma motobomba, bem como os modelos existentes e suas aplicações. O que é uma motobomba e para que serve?

motobomba é um equipamento usado para transferir água ou outros produtos em estado líquido, de um lugar para o outro. As bombas tem opções com motor elétrico, a gasolina, diesel, além de modelos com impulsão por roda d’água. Ou seja, suas possibilidades de uso são bastante amplas:

  • Bombeamento de água de piscinas e caixas d’água;

  • Irrigação em plantações;

  • Bombeamento de fluidos na indústria.

  • Entre outras.

Outra função da motobomba, que podemos citar, é sugar água da chuva em casos de inundações. E para essas e outras, existe alguns tipos de motobombas:

1 – Motobomba Periférica Suas características se resumem a uma menor capacidade de vazão, contudo, com pressão superior a do modelo centrífuga. Como resultado, esse modelo não pode ser usado em locais profundos (superior a oito metros). Sua instalação acontece acima do nível do solo. É o tipo ideal para transferir água limpa e isenta de resíduos. 2 – Motobomba Centrífuga De antemão é importante citar que as motobombas deste modelo são mais comuns no ambiente doméstico. Podem bombear água limpa (ou qualquer outro liquido) a uma ampla gama de alturas, com maior vazão e menor pressão. São subdivididas em:

  • Monoestágio: transfere líquidos a uma altura de até 40 metros, com uma vazão média de 2 a 3 m3/hora.

  • Multiestágio: transfere líquidos para alturas maiores (até 340 metros) com vazão média de até 70 m3/hora(dependendo do modelo).

3 – Motobomba Autoescorvante A motobomba autoescorvante usa a força centrífuga para funcionar, porém a partida é feita pelo processo de escorvamento. Escorvar bombas significa eliminar o ar existente dentro da máquina de maneira automática. Você pode usar esse modelo na construção civil, irrigação, estações de tratamento de água, etc. 4 – Motobomba Injetora Antes de tudo, vale mencionar que a motobomba injetora (também chamada de ejetora) diferente das centrífugas. Tem menor vazão e maior pressão. São bombas de superfície e indicadas para poços profundos, puxando a água de até 40 metros. Assim, elas tem bom proveito em lava-rápidos, agricultura, dentre outros. 5 – Motobomba Submersível A bomba submersível deve estar dentro da água, mas em contrapartida após o uso devera guarda-la em local seco. São bombas mais “fortes”, e seu uso é feito principalmente para limpezas em reservatórios de água ou para tirar volumes em lagos e poços. Como escolher o tipo de motobomba ideal

Para que você escolha a motobomba com segurança, precisa ficar atento a algumas informações que a ficha técnica dos fabricantes dizem. Veja abaixo alguns conceitos:

  • Metros de coluna d’água: mais conhecido como m.c.a. é uma unidade de medida de pressão, que dimensiona uma motobomba. Quer dizer que é a pressão que a água exerce sobre determinada altura. Por exemplo: 1 m.c.a = 1 metro de altura.

  • Altura de Recalque: Mais chamado de ‘Recalque’. É a altura da tubulação até a caixa d’água (ou reservatório), para onde precisamos transportar a água, também representado na unidade de medida m.c.a.

  • Vazão: é a quantidade de litros de fluidos em estado liquido que precisamos transportar em determinado tempo, m³/hora, litros/hora ou litros/minuto.

  • Sucção é a altura da tubulação de captação da água. No caso de um poço normalmente altura e comprimento da tubulação de sucção são iguais, porque a tubulação segue em linha reta na vertical.

  • Altura Manometrica Total – é a soma da altura de recalque, altura de sucção, perdas do comprimento e tipo de tubulação e conexões. A unidade de medida também é m.c.a.

A Eletrotrafo tem uma linha completa de motores e motobombas para te ajudar no dia a dia. Acesse o site aqui.

0 visualização