top of page

Lustre Para Escada: 6 Dicas Para Acertar na Iluminação

A iluminação na decoração é fundamental para valorizar o ambiente, trazendo conforto e clareza aos usuários. Logo, é imprescindível que você escolha atentamente o modelo de lustre para escada que irá fazer parte do seu projeto. Afinal, mais do que agregar valor ao décor, a peça também deve atender às suas necessidades e expectativas de iluminação.

Mas para você fazer a escolha certa é preciso se atentar a algumas informações. Confira nossas dicas de decoração e se inspire com diversos modelos de lustre para escada!

Foto: decorsalteado.com

Como acertar na iluminação da escada?

O acesso de um pavimento para o outro não pode ficar de fora do projeto luminotécnico. Isso porque, a luz adequada além de trazer beleza para o espaço também previne possíveis acidentes. Dessa forma, para que a iluminação das escadas internas seja projetada de maneira correta algumas informações devem ser levadas em conta. Confira abaixo 6 dicas de como acertar na iluminação da escada interna.


1. Avalie o formato da escada

De acordo com o projeto, a escada pode assumir diferentes formatos. Escada reta, escada caracol, escada em formato L, escada em formato U e escada espiral são algumas das opções que podem ser encontradas em casas, escritórios e espaços comerciais.

Em escadas retas, por exemplo, o uso de spots embutidos nos degraus ou nas paredes mais próximas pode ser uma ótima alternativa, enquanto que para escadas em formato L ou em formato U o uso de lustre para escada comprido pode favorecer melhor a iluminação e a decoração.


2. Observe o estilo de decoração

O lustre para escada ou os demais itens que compõem um projeto luminotécnico devem se conectar com o restante da decoração do espaço. O revestimento para escada (mármore, ferro, madeira, vidro…), o estilo de guarda-corpo e corrimão também contam, viu? Por isso, leve em consideração a proposta decorativa do projeto. Em se tratando de uma decoração clássica, por exemplo, o uso de lustre para escada em cristais ou candelabros podem ser a opção mais assertiva.


3. É um ambiente comercial ou residencial?

Casas, apartamentos, escritórios e espaços comerciais precisam atender necessidades específicas de iluminação. A iluminação de ambientes de trabalho, por exemplo, deve estar de acordo com a NBR 8995-1. Logo, antes de escolher o tipo de iluminação é preciso avaliar o tipo de uso do imóvel (fins residenciais, fins comerciais).


4. O pé-direito é alto ou baixo?

Em se tratando de projetos com pé-direito alto, por exemplo, a dica é apostar em lustre para escada com lâmpadas AR111 ou PAR 30, pois elas apresentam alto fluxo luminoso, tornando-se ideais para alturas maiores. O lustre para escada comprido também é uma opção inteligente e ele normalmente acompanha toda a extensão da escada.


5. Avalie as opções que existem no mercado

Spot de luz, pendentes, arandelas (madeira, colonial, industrial…), candelabros, fitas de LED e lustre para escada são algumas das opções que podem fazer parte do seu projeto.


6. Escolha a tonalidade da luz

A iluminação da escada também pode ser trabalhada em diferentes cores. E a escolha da cor depende do uso do imóvel (residencial, comercial…), do estilo de decoração e das sensações que você deseja transmitir ao espaço.

Lustre para escada com lâmpadas brancas, por exemplo, são estimulantes e mantêm os usuários do ambiente mais alertas. Já o lustre com lâmpadas amareladas, remetem ao aconchego e conforto, pois criam uma atmosfera mais intimista e acolhedora. Opções chamativas como o roxo, verde, azul e vermelho, também são alternativas interessantes e reforçam uma identidade mais ousada e criativa.


Quanto custa um lustre para escada?

Segundo pesquisas realizadas no mercado, como existe uma variedade enorme de modelos de lustre para escada é difícil estabelecer um valor médio de preços. Em lojas e departamentos você pode encontrar opções que vão de R$ 30 a mais de R$ 4 mil, a depender do tamanho, formato e material de acabamento.


Modelos de lustre para escada para arrasar na decoração

Mas, afinal qual o lustre para escada ideal? Uma coisa é certa afirmar: variedade não falta quando o assunto é lustre para escada. Por isso, você certamente irá encontrar a opção perfeita para o seu projeto. Confira abaixo alguns modelos para escada interna e arrase na decoração.


Lustre para escada de cristais

O lustre para escada feito de cristais é normalmente usado na decoração clássica. O brilho e a delicadeza da sua estrutura traz um toque de sofisticação e requinte ao projeto. No mercado, o lustre de cristal pode ser feito com cristais de vidro (mais delicado e com maior poder de reflexão) ou cristais de acrílico (com menor poder de reflexão e mais resistente).

O tamanho e o formato também variam de um imóvel ao outro. Na imagem abaixo, o lustre para escada feito de cristal acompanha toda a extensão da escada de mármore, formando uma verdadeira obra de arte suspensa.




Lustre para escada com design redondo


O lustre para escada com design redondo também é muito comum, já que sua estrutura facilmente se harmoniza com diversos estilos decorativos. Vale comentar que o estilo do lustre redondo é determinado com base na decoração do espaço. Lustre redondo aramado (estilo industrial e contemporâneo), lustre redondo de vidro (estilo minimalista e clássico), lustre redondo de cristais (estilo clássico) são algumas das opções que podem ser encontradas.





Lustre para escada candelabro


Decorações modernas, minimalistas e até mesmo as industriais podem apostar no lustre para escada candelabro, a depender da sua estrutura e acabamento. Em projetos com pé-direito alto, o lustre candelabro com vários braços e feito de cristais ou metal pode-se se tornar um ótima alternativa.





Lustre para escada estilo industrial

O lustre para escada estilo industrial pode apresentar versões com estrutura repleta de fios alongados e lâmpadas nas pontas ou até mesmo estruturas em formato aranha, em aramado ou em tons de cobre. Por isso, esteja atento quando ao pé-direito do imóvel para que o lustre industrial escolhido seja proporcional ao tamanho do espaço.



Dicas extras: iluminação complementar

Entenda que a escolha do lustre para escada não dispensa a necessidade de mais iluminação no ambiente, principalmente quando estamos falando de projetos com pé-direito alto. Neste caso, em tetos altos, busque complementar a decoração com arandelas, spots de luz e luminárias pequenas na parede.

A segurança sempre vem em primeiro lugar e spots de luz próximo aos degraus ou arandelas e luminárias nas paredes com o foco de luz ajustado podem evitar possíveis acidentes no local.


Espero que tenha gostado dessas dicas. Na Eletrotrafo você encontra peças de iluminação para todos os estilos, além disso, você encontra peças luxuosas e exclusivas em nossas lojas físicas. Acesse www.eletrotrafo.com.br ou vá até uma de nossas unidades para conferir nosso Show Room de Iluminação.

Fonte: vivadecora.com.br


54 visualizações
bottom of page