Instalação Elétrica para Áreas Externas


Geralmente quando pensamos em reforma elétrica, imediatamente vem em nossa mente ambientes internos, como salas, cozinhas, quartos e outros. Mas... e a área externa? Da mesma forma que é importante ter uma instalação adequada para ambientes internos, os mesmos cuidados devem ser tomados para áreas externas, como jardins, espaços gourmet, quintal, piscinas e outros.


Não se trata de uma questão exclusivamente estética, se a instalação externa de um imóvel for feita da forma correta, além de garantir a segurança do imóvel e dos moradores, irá, principalmente prevenir acidentes e agregar valor ao imóvel.


É comum que a área externa necessite de vários equipamentos eletrônicos: iluminação, portões elétricos, câmera de segurança, entre outros equipamentos, por isso é importante um bom planejamento antes da instalação, bem como realizar sua manutenção periódica. Dessa forma é possível garantir a segurança e a durabilidade da instalação.


Confira agora, as principais considerações a serem feitas antes de executar seu projeto de instalação:


Qual o material mais adequado?

Em toda reforma, independentemente de onde será feita, o principal cuidado a ser tomado é a escolha dos materiais e equipamentos. Na área externa, esses cuidados devem ser redobrados, pois é comum a presença de água neste ambiente. Sendo assim, ao comprar os materiais, verifique se o equipamento é indicado para tal aplicação, caso contrário apresentarão problemas, podendo ocasionar curto-circuito e até acidentes mais graves.


No momento da compra analise se o equipamento possui proteção adequada, resistindo a entrada de água, insetos e poeira. Caso haja a necessidade de uma instalação sob a terra, você irá precisar de eletrodutos de classe pesada, e que estes sejam enterrados em uma boa profundidade, para que não sofra danos durante a movimentação do solo, passagem de veículos e pessoas.


É preciso proteger fios e cabos?

Uma regra muito importante e que deve ser seguida à risca, é nunca fazer uma instalação diretamente no solo. Se houver a necessidade desse tipo de instalação, é recomendado que sejam utilizados eletrodutos adequados e cabos com dupla camada de proteção. Fique atento também, às emendas e conexões, que são muito vulneráveis e sofrem corrosão mais rápido.


Nas instalações externas os circuitos utilizados devem obrigatoriamente contar com proteção DR (dispositivo residual), o qual deve ser instalado no quadro de distribuição. Mas ATENÇÃO! A instalação desse dispositivo não dispensa a instalação do condutor de proteção (fio terra), os dois juntos compõem o pacote de segurança no risco de um choque elétrico.


Como deve ser feita a instalação de cerca elétrica?

A instalação de cerca elétrica nunca deve ser feita por meio de alimentação direta pela rede, pois isso pode provocar acidentes. Este equipamento exige um dispositivo elétrico, projetado sob condições específicas, para atender a finalidade.


Para evitar que haja complicações futuras com a instalação elétrica externa de seu imóvel, efetue um planejamento elétrico junto a um profissional capacitado e utilize materiais de qualidade e certificados.


Você pode contar com ELETROTRAFO para isso! Temos à sua disposição, materiais elétricos certificados e com garantia de qualidade à preço justo. Clique no banner para acessar nossa loja online.







21 visualizações