top of page

Impacto da energia solar na valorização imobiliária


Se você está em busca de soluções para a valorização imobiliária, você está no lugar certo. Afinal, no mercado imobiliário atual, a busca por soluções sustentáveis e economicamente viáveis está em ascensão, muito impulsionada por uma consciência crescente sobre o impacto ambiental e a necessidade de otimização financeira

Nesse contexto, a energia solar emerge como uma poderosa ferramenta para valorização imobiliária. Isso porque traz a união de benefícios para proprietários, potenciais compradores e locatários e, é claro, para o meio ambiente.


Aqui, falaremos sobre como a energia solar não apenas reduz os custos de uma propriedade, mas também pode valorizar os imóveis. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), os investimentos em energia solar podem aumentar o valor dos imóveis em até 10%, uma escolha inteligente para seguir as tendências do mercado.

Isso significa que o investimento em energia solar não apenas reflete um compromisso com a sustentabilidade, mas também oferece oportunidades de retorno sobre o investimento (ROI). Ou seja: é uma maneira de explorar novas oportunidades de negócio e, ao mesmo tempo, focar na sustentabilidade. 

Leia o artigo para descobrir mais sobre o impacto da energia solar na valorização imobiliária e como isso pode ser um caminho para você seguir!


Como a energia solar pode influenciar a valorização imobiliária?


Redução dos custos de energia


A energia solar pode impactar positivamente na valorização imobiliária porque é uma fonte limpa, renovável e, após a instalação do sistema, ele passa a gerar eletricidade diretamente a partir da luz do sol. Ou seja, gratuitamente. 

Dessa forma, ao produzir eletricidade internamente, os proprietários reduzem ou eliminam sua dependência da rede elétrica convencional, resultando em uma redução significativa nos custos de energia a longo prazo. 

Aliás, dependendo do tamanho e eficiência do sistema solar, os proprietários podem gerar mais energia do que consomem. Isso resulta em créditos de energia que podem ser usados para futuros consumos ou vendidos de volta para a rede elétrica, criando uma fonte extra de receita.

Além disso, os sistemas de energia solar têm uma vida útil longa, geralmente de 25 anos ou mais, com custos de manutenção relativamente baixos. Isso significa que, uma vez instalados, os proprietários podem desfrutar de economias consistentes e previsíveis nos custos de energia ao longo do tempo, sem se preocupar com aumentos repentinos nas tarifas de eletricidade.


Valorização imobiliária da propriedade


Conforme já citamos no início do texto, a Absolar revela que os investimentos em energia solar podem valorizar os imóveis em até 10%. Isso  acontece porque propriedades equipadas com sistemas de energia solar geralmente são percebidas como mais atrativas no mercado imobiliário. 

Afinal, tanto os locadores, quanto os compradores e locatários estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e da eficiência energética - e uma propriedade com energia solar incorporada se destaca como uma opção que atende a esses critérios. Esse diferencial pode aumentar o interesse dos compradores e resultar em mais ofertas competitivas durante o processo de venda.

Dessa forma, quem alugar ou adquirir a propriedade tem noção de que irá economizar na conta de luz e, caso deseje vendê-la no futuro, poderá encontrar interessados de forma mais fácil. 

Por fim, por ser um sistema durável e de custos de manutenção relativamente baixos, é possível que os compradores estejam dispostos a pagar mais por uma casa que oferece economia de energia consistente e confiável ao longo dos anos.


Atratividade para compradores e locatários sustentáveis


A conscientização ambiental está em alta, e muitos compradores e locatários estão procurando propriedades que reflitam seus valores sustentáveis. Dessa forma, espaços com sistemas de energia solar integrados são altamente atrativos para esse segmento de mercado, aumentando o interesse e a competitividade no setor imobiliário.


Alto Retorno sobre o Investimento (ROI)


A instalação de sistemas de energia solar representa um investimento inicial, mas oferece um retorno significativo ao longo do tempo. 

Conforme falamos anteriormente, a vida útil dos painéis fotovoltaicos é de cerca de 25 anos. Além disso, ao utilizá-los, a economia com a energia elétrica pode chegar a uma redução de 90%. Levando isso tudo em consideração, o retorno previsto de um sistema residencial de geração distribuída é de 3 a 6 anos. 

É importante destacar que o ROI da energia solar tende a ser mais atrativo a longo prazo. Embora o investimento inicial possa ser significativo, os benefícios financeiros acumulados ao longo dos anos compensam esse custo inicial.

Para calcular o ROI de um sistema de energia solar específico, é essencial considerar todos os custos associados à instalação e operação do sistema, bem como todas as economias e receitas geradas ao longo do tempo.


A energia solar impacta a valorização imobiliária pois é uma tendência crescente de demanda


A demanda por energia solar está em constante crescimento. Como resultado, as propriedades com sistemas de energia fotovoltáica estão se tornando cada vez mais desejáveis no mercado, e essa tendência tem tudo para aumentar. Para se ter uma ideia, de acordo com matéria da Exame, o Brasil passou a marca histórica de 40 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica.

Além disso, em 2024, o setor solar tornou-se responsável por 17,4% da matriz elétrica nacional e, desde 2012, a fonte solar já rendeu ao país:

  • Mais de R$ 189,4 bilhões em novos investimentos;

  • Mais de R$ 53 bilhões em arrecadação aos cofres públicos;

  • Geração de cerca de 1,2 milhão de empregos;

  • Evitou a emissão de 48,9 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.


Como implementar a energia solar e aproveitar a valorização imobiliária?


Ao considerar todos esses aspectos, torna-se evidente que a energia solar não é apenas uma escolha inteligente para o meio ambiente, mas também para o valor a longo prazo das propriedades.

Afinal, investir em energia solar não apenas proporciona benefícios financeiros imediatos, como também fortalece a posição de uma propriedade no mercado e garante um futuro sustentável e lucrativo.

Se você deseja aproveitar a energia solar para economizar energia em sua casa ou trabalho, conte conosco para o seu projeto.

A Eletrotrafo conta com as melhores marcas do mercado para melhor te atender. Que tal fazer parte desse grupo e aproveitar a valorização imobiliária promovida pela energia solar. Clique aqui e saiba mais!


2 visualizações

Comments


bottom of page