Guia da casa inteligente para iniciantes

Você não precisa ser um especialista ou gastar uma fortuna em equipamentos de última geração para transformar a sua casa em uma smarthome. Esses primeiros passos estabelecerão uma base sobre a qual você pode começar a deixar sua casa conectada.

Viver conectado e a escassez de tempo são duas realidades presentes no cotidiano do homem moderno. Sendo assim, ter uma casa conectada, que permite ser controlada através do seu smartphone, é um luxo que pode facilitar muito as rotinas do dia-a-dia.

Já é possível encontrar no mercado, de forma fácil, uma infinidade de componentes, tais como sensores, lâmpadas inteligentes, câmeras de segurança, alto-falantes, fechaduras e outros gadgets, que poderão ser conectados a um hub possibilitando a comunicação entre si e com o operador, por meio de seu smartphone. Mas para isso, você terá que realizar um investimento razoável, não é? Bom, isso vai depender muito se seus desejos e necessidades forem simples ou mais exigentes. Se a ocasião for a primeira opção, apenas alguns produtos, relativamente baratos, poderão fornecer a maioria das conveniências que uma casa inteligente de última geração pode oferecer e com um orçamento muito mais modesto.

Um fator crucial para o bom funcionamento e expansão futura do sistema, é que se atente a compatibilidade dos equipamentos, entre si. Outra dica é buscar por itens que dispensam um hub central para operar. Embora seja muito vantajoso, visto que, com o hub você poderá controlar todos os equipamentos por meio de uma única interface, são dispensáveis, caso seu objetivo principal seja economia financeira. Contudo, você não deverá economizar na compra do seu roteador, pois é indispensável para o bom funcionamento do sistema, que o sinal Wi-fi alcance com qualidade todos os cantos da sua casa.

Neste artigo, a Eletrotrafo vai lhe apresentar os tipos de gadgets inteligentes que você poderá encontrar no mercado e ainda dar dicas para você configurar sua casa inteligente de maneira fácil e econômica.


Iluminação Inteligente

Para um entusiasta da tecnologia, o controle remoto da iluminação pode ser o ponto principal de um sistema smarthome. Como já introduzimos, alguns gadgets funcionam perfeitamente sem um hub central e ainda são capazes de interagir com outros elementos, incluindo alto-falantes e telas inteligentes, como Amazon Echo e Google Nest. As lâmpadas inteligentes da Steck, por exemplo, se comunicam via Wi-fi, enquanto outras podem se comunicar via Bluetooth, como as lâmpadas Philips Hue.

Você pode controlar qualquer uma dessas lâmpadas inteligentes com um aplicativo em seu smartphone ou tablet, que também poderão ser usados para programar cenas e horários de iluminação.


Você também pode utilizar interruptores inteligentes, para controlar a iluminação da sua casa. Com os interruptores Smarteck da Steck é possível ligar ou desligar lâmpadas e regular a intensidade luminosa do seu ambiente, além de serem compatíveis com lâmpadas halógenas e de LED, dimerizáveis. Tudo sem a necessidade de um hub para conexão.


Alto-falantes e monitores inteligentes

Os alto-falantes são o ápice do sistema smarthome, é através dele que lhe é permitido utilizar o sistema de controle por voz. Diga "diminua as luzes" e seu equipamento fará isso por você. As séries Amazon Echo e Google Home possuem os principais equipamentos encontrados no mercado. Embora a Amazon tenha mantido a liderança nos últimos anos, com uma base instalada muito maior, suporte muito mais amplo e pioneirismo nos alto-falantes inteligentes com telas. Já o Google vem experimentando crescimento no mercado a cada dia.

Não conte com a Apple fora deste jogo de smarthome. A empresa vem se tornando uma concorrente neste espaço graças aos seus acessórios para casa Apple HomeKit e o mini alto-falante inteligente HomePod. Controlados pela Siri, podem atuar como um hub doméstico inteligente.

Google Nest Hub vs Amazon Echo Show
Amazon Echo Show vs Google Nest Hub

Câmeras de segurança residencial

As câmeras de segurança residencial permitirão que você fique de olho em sua casa, especialmente enquanto estiver ausente. Os modelos internos podem ajudá-lo a monitorar seus filhos e animais de estimação, enquanto os modelos externos podem capturar atividades suspeitas no ato.

Alguns modelos permitem o movimento da câmera, dando um maior raio de visão, além de modo noturno e sistema de áudio. Outros equipamentos mais avançados podem discernir entre pessoas e animais de estimação e reconhecer a presença de um pacote deixado à sua porta.

Sistemas de áudio multi-salas

Sistemas sofisticados de alto-falantes multi-salas como Sonos, Yamaha (MusicCast) e Denon (HEOS) são amplamente independentes, permitindo que você os instale em vários cômodos, para que possa transmitir música de sua própria coleção ou de serviços online como Spotify em todos eles ao mesmo tempo, ou enviar faixas diferentes para cada um. Os alto-falantes inteligentes Amazon Echo e Google Nest podem realizar os mesmos truques. Algumas soundbars incluem Amazon Alexa e Google Assistan integrados, tornando-os capazes de controlar outros dispositivos domésticos inteligentes.

Irrigação Inteligente

A água é o nosso recurso mais precioso. Um sistema de irrigação inteligente pode ajudar a garantir que seu gramado e jardim recebam umidade suficiente para serem saudáveis ​​e vibrantes sem desperdício. E de todos os gadgets nos quais você pode investir, esse pode ser o que menos se beneficiará ao ser incorporado a um hub. Os sistemas de irrigação inteligentes podem ser complexos, portanto, usar um aplicativo específico geralmente é a melhor escolha.

Você está pronto para começar?

Listamos os componentes domésticos inteligentes considerando a ordem em que achamos que a maioria das pessoas os instalará, mas isso não é uma regra. Se você acha que instalar um sistema de irrigação inteligente é uma prioridade maior do que a iluminação, vá em frente!

Na Eletrotrafo você encontra produtos da linha Steck Smarteck e Philips Hue (loja física). Acesse nosso site www.eletrotrafo.com.br ou procure a Eletrotrafo mais perto de você.




40 visualizações