top of page

Ferramentas Elétricas: principais tipos e suas funções

As ferramentas elétricas são excelentes equipamentos capazes de realizar tarefas com precisão, rapidez, economia e com muito pouco esforço físico para o operador.

Por meio das ferramentas elétricas, os processos são otimizados. Em alguns casos, elas são completamente necessárias. Abaixo, você vai descobrir principais ferramentas utilizadas e suas aplicações.


1 - Serras e discos de corte


A tico-tico é muito popular entre carpinteiros para realizar cortes em madeiras mais finas. Já a circular, também popular entre carpinteiros, serve principalmente para realizar cortes precisos em madeira. De diferentes espessuras e resistências, aliás.

Serra mármore, por sua vez, é útil para cortar materiais como tijolos, concreto, cerâmicas, porcelanatos, mármore, granito, bronze, plástico, aço e ferro, entre outros. Desde que o disco de corte seja adequado.

Já os discos podem cortar tubos, barras, placas, chapas e perfis. No entanto, é preciso observar a espessura, o diâmetro e o furo adequado para cada material.


2 - Lixadeira


A lixadeira é uma ferramenta útil para fazer desbastes e acabamentos de aspecto mais fino, em diversos tipos de superfícies e materiais. Entre eles, móveis, paredes, madeira, massa corrida e concreto.





3 - Esmerilhadeira

A esmerilhadeira, por sua vez, pode também ser chamada de rebarbadora e esmeriladora, apara e corta rebarbas e sobras de diversas superfícies. Desse modo, então, ela permite uma melhora do acabamento, por meio da abrasão.


4 - Martelete ou martelo


Marteletes são ideais para trabalhos pesados que envolvem perfurar superfícies de maior resistência, como concretos, cerâmicas e pisos em geral. Também podem ser úteis para demolir pisos, vigas e pilares.


5 - Furadeira

A furadeira é uma ferramenta usada em diversas etapas e atividades de uma obra. Das simples até as mais complexas. Ela pode ser elétrica ou à bateria, sendo esta recarregável. Do mesmo modo, as furadeiras também podem atuar na função de parafusadeiras e de furadeiras de impacto. As parafusadeiras otimizam o colocar e o retirar de parafusos. Enquanto isso, a furadeira de impacto ajuda na perfuração de superfícies que são mais resistentes.


6 - Retificadeira


A retificadeira é uma ferramenta muito usada em obras, assim como é popular entre artesãos e marceneiros. Para quem não sabe, retificar é nada mais do que alinhar, corrigir ou ajustar. Isto é, a retificadeira atua consertando peças, madeiras, plásticos e metais. A retificadeira, então, faz cortes por meio da abrasão, com uma precisão muito grande. Do mesmo modo, ela é útil para ser acoplada em acessórios e, então, lixar, desbastar materiais, remover ferrugem, polir e até mesmo fazer acabamentos.


Dicas importantes:


  • Não se esqueça do uso de EPI'S

O uso de qualquer uma dessas ferramentas requer a presença de equipamentos de proteção individual, os EPIs. Isso porque muitos acidentes podem ocorrer quando esses EPIs não são usados.


  • Leia o manual de instruções e das normas

No manual, estão informações valiosas para o uso correto da ferramenta. Além disso, estão dados como a voltagem, cuidados que devem ser tomados, assim como outras orientações para o uso, a guarda e a conservação do produto. Do mesmo modo, é preciso ler as normas NR 18 e NR 12.


  • Carregamento correto das ferramentas

Não carregar as ferramentas pelo cabo é outro cuidado. Essa prática pode diminuir a vida útil da ferramenta, já que desgasta o seu fio. Do mesmo modo, pode provocar acidentes, já que cabos com emendas podem implicar curtos-circuitos e até mesmo choques elétricos.


  • Uso não pode ocorrer em locais úmidos e com líquidos e gases inflamáveis

Ao usar ferramentas elétricas, certifique-se de que não está em um local úmido ou na presença de água. O risco de choque elétrico existe e pode ser fatal para o usuário.


Agora que você conhece um pouco sobre ferramentas elétrica, procure saber sobre quais ferramentas, de fato, o projeto que você está ou pretende desenvolver precisa. Sejam elas manuais, as mais leves, sejam elas de linha pesada, mais robustas. Evite o uso indiscriminado desses equipamentos, pela sua segurança e pela qualidade dos serviços.

Acesse nosso site e confira os nossos produtos de ferramentas elétrica e EPIs.

76 visualizações
bottom of page