top of page

Energia Solar no Brasil

A energia solar no Brasil vem crescendo a passos largos. Existem diversos benefícios econômicos e ambientais que estão ajudando a impulsionar o crescimento desta fonte de energia renovável.


A energia solar no Brasil representa 13,1% de toda a matriz elétrica, sendo a segunda maior fonte do país, ficando atrás apenas da energia hídrica. Nos últimos anos o número de sistemas fotovoltaicos instalados no território brasileiro tem crescido consideravelmente, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do país.

A energia solar está sendo utilizada no Brasil majoritariamente em residências, como uma auxiliar na redução da conta de luz, seja por meio da energia térmica, aquecendo água, ou com a utilização da energia fotovoltaica, gerando eletricidade.

O Brasil possui uma vantagem por conta do extenso potencial energético a partir da energia solar, tendo em vista que os níveis de incidência solar são superiores aos de países que desenvolvem projetos fotovoltaicos com mais frequência, como Alemanha, França e Espanha. Portanto, a geração de energia fotovoltaica precisa ser amplamente explorada no país, já que possui os estímulos fundamentais para isso.

Estima-se que, em 2024, o território brasileiro contará com, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede instalados, estabelecendo uma maior economia em relação às distribuidoras convencionais, além da manutenção e preservação ambiental do País.

Evolução do Brasil na produção de energia solar

O Brasil tem uma capacidade gigantesca para a produção de energia solar e, graças aos esforços do governo e da iniciativa privada, o país está cada vez mais perto de utilizar todo o seu potencial para se tornar uma verdadeira potência no mercado de energia fotovoltaica.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor gerou mais de 868,8 mil novos empregos no Brasil entre 2012 e 2023.

Atualmente São Paulo se estabelece como o estado com maior capacidade de Geração Distribuída fotovoltaica instalada, com 2.800,3 MW. Logo após vem Minas Gerais, com 2.684,3 MW, e Rio Grande do Sul, que conta com 2.145,4 MW.

Atualmente, são 1.890.095 sistemas fotovoltaicos ligados à rede, o que contribuiu para que a produção de energia elétrica fotovoltaica batesse recordes, com uma potência instalada de 20.417,0 MW. Em 2022, o Brasil alcançou a 8ª posição no ranking mundial.

Energia solar: uso no Brasil

O uso da energia solar no Brasil corresponde a 13,1% de toda a matriz elétrica brasileira, sendo a energia solar residencial responsável por 78,9% do montante, seguida por empresas de comércio e serviços (10,7% e pela energia solar rural (8,5%).

O uso da energia solar fotovoltaica no Brasil atingiu 1.368,157 imóveis em todo o País, alcançando a potência instalada de 8.909,6.

A energia solar no Brasil tem sido utilizada como auxiliar na economia da conta de luz, na redução da sobrecarga de redes distribuidoras e na diminuição de impactos ambientais, seja em residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias.

Tornando-se cada vez mais comum, é possível aproveitar a energia solar por meio da energia térmica, aquecendo água, ou com a energia fotovoltaica, gerando eletricidade e trazendo a vantagem de preservar o meio ambiente, além de gerar empregos em todo o território nacional.

Exemplos do uso de energia solar no Brasil são a utilização da energia fotovoltaica para consumo próprio (micro e minigeração distribuída) para redução da conta de luz e a construção de usinas fotovoltaicas para distribuição de energia elétrica na rede.

A energia solar fotovoltaica para as indústrias é uma forma de se "travar" o custo de uma despesa fixa que é a conta de luz.

Localização da Energia Solar Fotovoltaica no Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) divulgaram um gráfico sobre a energia solar no Brasil com o ranking dos estados que utilizam essa fonte renovável de energia em todo o território brasileiro.

O gráfico mostra tanto a Geração Distribuída, presente em residências e comércios, quanto a Geração Centralizada, alocada em grandes usinas.

A Geração de energia solar centralizada no Brasil está localizada, principalmente, em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Pernambuco, Goiás e mais outros 17 estados. Dependendo do mês, as regiões ocupam lugares diferentes no ranking divulgado pelo Absolar.

Os sistemas fotovoltaicos de GD estão majoritariamente instalados nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil, enquanto estados como Roraima e Amapá ficam atrás, com um baixo potencial de energia solar instalada.



Benefícios da produção de energia solar no Brasil

A energia solar traz diversos benefícios ambientais para o Brasil. Entre eles, se boa parte da população instalar sistemas fotovoltaicos em casas e empreendimentos, não será mais necessário inundar áreas imensas da floresta amazônica para construir usinas hidroelétricas, como a Belo Monte, por exemplo.

  • Uma usina solar de 100 MWp gera energia para 20 mil casas e evita a emissão de 175 mil toneladas de CO2 por ano.

Além disso, são vários os benefícios econômicos da energia solar no Brasil. A seguir, listamos os mais importantes:

  • Casas que possuem energia solar fotovoltaica instalada podem gerar a sua própria energia renovável e, assim, economizar até 95% do valor da sua conta de luz;

  • Sistemas fotovoltaicos valorizam a propriedade;

  • Quanto mais energia solar instalada no Brasil, menor é a necessidade de utilizarmos as usinas termelétricas, que possuem um custo maior e, consequentemente, menor será a inflação na conta de luz;

  • A indústria de energia solar no Brasil gera milhares de empregos todos os anos;

  • A energia solar é totalmente renovável;

  • A energia solar é infinita;

  • Não faz barulho;

  • Não polui;

  • Possui mínima necessidade de manutenção;

  • Baixo custo, considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico;

  • Fácil de instalar;

  • Pode ser usado em áreas remotas onde não existe energia.

Além disso, são vários os benefícios econômicos da energia solar no Brasil. A seguir, listamos os mais importantes:

  • Casas que possuem energia solar fotovoltaica instalada podem gerar a sua própria energia renovável e, assim, economizar até 95% do valor da sua conta de luz;

  • Sistemas fotovoltaicos valorizam a propriedade;

  • Quanto mais energia solar instalada no Brasil, menor é a necessidade de utilizarmos as usinas termelétricas, que possuem um custo maior e, consequentemente, menor será a inflação na conta de luz;

  • A indústria de energia solar no Brasil gera milhares de empregos todos os anos;

  • A energia solar é totalmente renovável;

  • A energia solar é infinita;

  • Não faz barulho;

  • Não polui;

  • Possui mínima necessidade de manutenção;

  • Baixo custo, considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico;

  • Fácil de instalar;

  • Pode ser usado em áreas remotas onde não existe energia.

Ainda assim, também podemos destacar que trata-se de uma energia inesgotável, ou seja, é a opção mais viável para que seus filhos e netos possam aproveitá-la no futuro. Logo, vale destacar que a instalação de seu sistema para a geração de energia é feita de modo simples e possui mínima manutenção, sendo necessária a limpeza dos painéis solares apenas 2 vezes ao ano!

Desafios da produção de energia solar no Brasil

A energia solar ainda enfrenta grandes desafios no Brasil, tendo em vista que os incentivos governamentais são cada vez menores e isso faz com que a solução pareça menos acessível aos consumidores. A utilização de energia solar no País ainda é pequena, no entanto, o custo dessa tecnologia está em constante queda, ampliando seu acesso aos que ainda não a usufruem. Dessa forma, é preciso investir no acesso à informação para diminuir os desafios no Brasil, divulgando seus inúmeros benefícios, como o fato de ser uma energia que não polui nem gera impactos ao meio ambiente. Os desafios da energia solar no Brasil ainda são grandes, como:

  • Vencer o lobby das grandes construtoras que querem construir mais lagoas de pedras e inundar a Mata Atlântica;

  • Vencer o lobby das distribuidoras de energia que querem vender energia, em vez de permitir a sua própria produção de energia elétrica com a luz do sol;

  • Os brasileiros ainda preferem investir em carros importados, em vez de energia renovável.

Além disso, embora a energia solar seja uma das fontes de energia com mais benefícios, ela apresenta algumas poucas desvantagens:

  • Não pode ser usada durante a noite;

  • Para armazenar a energia solar, é necessário o uso de baterias, o que pode encarecer o custo do sistema fotovoltaico como um todo.

Tipos de Energia Solar no Brasil


Energia Solar Fotovoltaica


Além das diversas vantagens citadas, a energia solar fotovoltaica também garante segurança e estabilidade no custo da conta de luz. Ou seja, é possível ser ecologicamente correto e ainda economizar! Escolhendo a energia solar você possui mais controle sobre as tarifas de sua conta e diminui o uso de energia elétrica.

A energia solar fotovoltaica no Brasil tem apresentado um crescimento exponencial nos últimos meses. Até 2012 a maioria dos painéis fotovoltaicos no Brasil eram usados em regiões isoladas onde não se tem acesso a rede elétrica. Apenas a partir de 2012, com a regulamentação da ANEEL, que permite fazer a troca de energia com a rede elétrica, que a fonte solar começou a crescer.

Energia Solar Térmica

A energia solar térmica é transferência do calor do sol para a água, seja para aquecê-la ou para evaporá-la e alimentar turbinas. A energia solar térmica no Brasil é amplamente utilizada para aquecer água.

Concentrador Solar

Concentradores solares são principalmente para evaporar água para a geração de energia elétrica. Uma das formas mais conhecidas é a concentração solar utilizando espelhos que, através de um sistema de computador, acompanham o sol refletindo e concentrando a sua luz no topo de uma torre onde passa água; Essa água é evaporada com o calor imenso e o vapor é utilizado para alimentar turbinas que vão gerar energia elétrica. No Brasil, infelizmente esses sistemas ainda estão em escala laboratorial. A maior usina do mundo de concentração solar esta localizada na Califórnia.

Coletores Solares

Os coletores solares são utilizados no Brasil principalmente para aquecer água para banho ou para processos industriais, é o famoso aquecedor solar. Os coletores solares são a tecnologia mais desenvolvida e utilizada no Brasil dentre as tecnologias de energia solar. Já existem leis que obrigam residências e comércios a utilizarem o coletor solar para aquecer água de acordo com o perfil/tamanho da residência ou empresa. Uma alternativa mais eficiente para os coletores solares são os tubos evacuados que são muito mais eficientes.

Iniciativas conhecidas no Brasil

  • A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - ABSOLAR foi criada em Janeiro de 2013 e tem o objetivo de fomentar o mercado, derrubar as barreiras do setor de energia solar no Brasil e defender o interesse desta indústria.

  • Minas Gerais é o primeiro estado brasileiro a dar isenção de ICMS para a energia solar.

  • O Instituto Ideal foi criado com o intuito de fomentar e divulgar o uso da energia solar no Brasil.

  • Já é possível comprar energia solar com o "Construcard" Caixa.

  • Foi publicado o Atlas Solarimético Brasileiro que mapeia o recurso solar em todo o território Nacional.

  • O primeiro leilão de energia solar no Brasil aconteceu em 2014 e foi um sucesso contratando 1.000MW médios apx.

  • O Portal Solar foi criado para divulgar e promover o crescimento da energia solar no Brasil. Ele junta empresas de energia solar e clientes em um mesmo lugar afim de incentivar o uso da tecnologia

  • O governo apoia o desenvolvimento do mercado, pois gera empregos e a energia solar ajuda a reduzir a conta de luz.

36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page