top of page

Empresas que Investiram Pesado em Energia Solar

Atualizado: 3 de jul. de 2020

Com esta pegada de ecologia aliada à economia, a energia solar se apresenta em alta em todo o mundo. Diante de seus inúmeros atributos positivos, grandes empresas em todo o mundo têm adotado este novo modelo de geração de energia, buscando economia e maior competitividade no mercado. No Brasil não poderia ser diferente, confira a seguir, 5 grandes empresas que investiram pesado em energia fotovoltaica em território nacional.


Claro Brasil

A Claro Brasil que inclui as empresas Claro, NET e Embratel, inaugurou em 2018 o primeiro complexo de usinas solares, o que foi na ocasião, a maior operação solar dedicada a uma empresa no país. O complexo foi instalado nas cidades de Várzea, Palmas e Buritizeiro no estado de Minas Gerais e ocupa um total de 45 hectares, com capacidade de gerar energia suficiente para suprir uma cidade de 250 mil habitantes.

Tal complexo faz parte de uma iniciativa denominada “Programa A Energia da Claro”, que tem como objetivo o uso de energia limpa, produzida através de meios de geração distribuída. Esse projeto inclui ainda outras fontes de energia limpa, como a eólica e biogás.

O objetivo do grupo é que cerca de 80% da energia elétrica utilizada pela empresa em âmbito nacional seja produzida através de fontes renováveis.


Mercado Livre

A empresa Argentina investiu R$105 milhões na construção de sua nova sede entre São Paulo e Osasco, parte desse valor foi destinado para a criação de uma usina de energia solar em seu telhado. Para o projeto foram instaladas cerca de 2000 placas fotovoltaicas, em 4,7 mil m². Ranqueada como a maior usina fotovoltaica instalada em um telhado no Brasil, o sistema tem capacidade de produzir cerca de 700 MWh por ano, energia essa capaz de suprir cerca de 360 residências.


L’ORÉAL Brasil

A fabricante de cosméticos implantou em sua sede uma usina solar com 2.400 m2 de extensão, no telhado do Centro de Pesquisa & Inovação, gerando um impacto positivo ao meio ambiente. O sistema instalado equivale a 26 mil árvores plantadas, que impede a emissão de mais de mil toneladas de CO2 na atmosfera no período de 25 anos, tempo de vida útil das placas.

O sistema tem capacidade de gerar 40 mil kWh por mês, o que representa o consumo mensal de aproximadamente 270 casas, e será responsável por 20% de toda a energia utilizada no campus




Algar

A empresa Algar Telecom com sede em Uberlândia, Minas Gerais criou sua primeira miniusina de energia solar fotovoltaica conectada à rede elétrica no ano de 2010. O empreendimento que contava com um sistema de 28 placas fotovoltaicas capazes de gerar 4751 kWh por ano, hoje conta com um sítio solar de 5 MWp de potência, que ocupa uma área de 85 mil metros quadrados, preenchidos por 15.540 painéis fotovoltaicos, 37 inversores e quatro transformadores. A usina conta com um sistema supervisório de monitoramento à distância e se conecta à rede elétrica por meio de uma linha de distribuição de 13,8 kV de tensão com dois quilômetros de extensão.

Petrobras

A Petrobras em 2014 inaugurou a Usina Fotovoltaica de Alto Rodrigues, localizada no Rio Grande do Norte. A usina gera energia para consumo da própria entidade, com produção estimada em 1.982MWh/ano, capaz de fornecer energia para até 8.000 pessoas.

O mercado de energia solar tem se consolidado e atraído cada vez mais investidores tanto para residências quanto para indústrias, demonstrando que o momento atual é propício para se tornar um empreendedor de energia solar. A carência de profissionais qualificados abre inúmeras oportunidades, para quem sonha com seu crescimento profissional ou até com a abertura do seu próprio empreendimento.


E a ELETROTRAFO SOLAR pode ajudar você que está ingressando neste mercado, oferecendo equipamentos, ferramentas e epi’s, das melhores marcas do mercado.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page