top of page

Eletrodutos e tubos: vem conhecer!

Esses itens aumentam a segurança das construções.


Gente, os tubos e eletrodutos são materiais de construção bem importantes pra segurança de casas, prédios, indústrias e comércios, viu? Isso porque protegem os fios elétricos de batidas, do sol, da chuva e até de incêndios. Aí sim! Agora, como tem vários tipos diferentes, vale a pena conhecer pra que serve cada modelo antes de escolher. Vem comigo que eu te conto tudo!

O que são eletrodutos e tubos?

Pra começar, os eletrodutos também são conhecidos como conduítes, tá? Esses acessórios costumam ser instalados dentro da parede, do teto ou debaixo do piso nos lugares que precisam de energia. Aí eles funcionam como uma camada extra em volta da fiação que ajuda a manter os cabos inteiros e funcionando.

Outra vantagem é que esses materiais podem ser muito resistentes ao fogo. Por isso, se sair uma faísca dos fios ou acontecer algum curto-circuito, as chamas não vão se espalhar pelo ambiente. Adorei!

Quais são os tipos de eletrodutos e tubos?

Dependendo do espaço que você precisa colocar o tubo, dá pra encontrar um monte de modelos e acessórios bem legais. A dica é conferir todos os detalhes na descrição antes de investir, combinado?

O material do conduíte pode variar

Olha só, os eletrodutos de metal são incríveis pra espaços com muita umidade. Isso porque eles contam com uma cobertura de esmalte, plástico ou zinco que evita a ferrugem e a corrosão. São ideais pra quem quer que a fiação dure bastante.

Já as versões isolantes são feitas com materiais como plástico e PVC. Elas são ótimas pra controlar a temperatura dos fios, isolar a eletricidade dentro do tubo e ainda ajudam a proteger os cabos do fogo e da água. Esse conduíte é feito de plástico reforçado

Conector pra eletroduto ajuda no acabamento

E pra instalar direitinho, é bom escolher também um conector pra eletroduto. Essa peça serve pra encaixar as pontas do conduíte no quadro de energia de um jeito firme e seguro pra evitar que os fios escapem. Gostei!

O condulete é importante pra usar a eletricidade

Já na hora de passar os cabos pra fora da parede e colocar as tomadas, por exemplo, é importante contar com um condulete, uma caixinha que costuma ser feita de metal e dá aquela força pra proteger a fiação que precisa ficar exposta. E tem vários tipos, como as versões com rosca, com conexão fixa ou móvel e muito mais.

A canaleta é uma opção discreta

Mas se a ideia é instalar os fios sem passar por dentro da parede, pode ser legal colocar uma canaleta, que é própria pra cuidar da fiação do lado de fora. Uma vantagem é que ela ajuda a esconder os cabos e a deixar o ambiente mais organizado, viu?

A caixa pra canaleta faz toda a diferença

Falando nisso, a caixa pra canaleta é essencial pra manter os fios no lugar quando for instalar as tomadas, né? É só prender na superfície, conectar a canaleta e aproveitar.

A caixa pra canaleta deixa o acabamento profissional

Curva e derivação T pra eletroduto e canaleta

As curvas pra eletroduto e canaleta arrasam na hora de passar a fiação de um cômodo pro outro, por exemplo. Elas já vêm dobradas em forma de L ou U pra você encaixar nos cantinhos e virar os cabos pra direção que precisa.

Outra opção é a derivação T, que conta com saídas pra 3 lados diferentes.

Eletrocalhas dão uma mãozinha na organização

Mas se quiser uma solução pra espaços com muitos cabos, como shoppings, indústrias e empresas, vale a pena conhecer as eletrocalhas. Além de ajudar a proteger a fiação elétrica, de internet, voz ou imagem, esses acessórios ainda facilitam o trabalho de manter esses fios no lugar certo, tá?

Luva pra canaleta e eletroduto

Que tal juntar uma canaleta na outra ou numa curva? Pra isso, basta investir numa luva pra canaleta. Ela consegue prender o fim de uma peça no começo da próxima. Demais! E o bom é que também dá pra achar versões próprias pra eletrodutos.

Adaptador pra condulete ajuda a deixar a obra mais prática

Agora, precisa ligar um tubo largo num modelo estreito? Então, aposte num adaptador pra condulete! Essas peças ajustam as medidas da ponta pra encaixar direitinho em entradas de tamanhos diferentes.

Finalize com uma tampa pra condulete ou canaleta

E pra dar o acabamento no condulete ou na caixa pra canaleta, a dica é usar uma tampa pra condulete ou pra canaleta. Algumas opções vêm com abertura pra passar a tomada ou o interruptor e outros são fechados pra proteger os cabos e facilitar o acesso quando quiser mexer na fiação.

Custo baixo e sustentáveis!

Mas o melhor é que os tubos e eletrodutos costumam ser muito resistentes. Alguns modelos duram até 50 anos! Isso sem falar que são feitos com materiais recicláveis, ou seja, podem ser aproveitados pra fazer novos itens. Isso ajuda a diminuir a quantidade de lixo na natureza, hein?

Outro detalhe importante é que você acha opções bem acessíveis. Assim fica mais fácil investir em tipos com qualidade!

Esses eletrodutos podem ser expostos ao fogo, à chuva e a produtos químicos.

Gostou? Esses tubos e eletrodutos tão te esperando aqui na Eletrotrafo. Vem conferir!



27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page