As luzes da sua casa podem ter um impacto significativo na qualidade do seu sono, afetando desde a facilidade com que você adormece até a qualidade do sono que você obtém.
Nosso corpo é guiado pela luz do sol em todas as suas fases, tonalidades e intensidades. Ao captar uma luz branca, acima de 4.000 K, nosso cérebro entende que é dia e, com isso, nossa produção de melatonina cai, podendo causar insônia e queda na produção de hormônios. Claro que a iluminação não é o único fator que causa insônia, precisa ser somado à todas as recomendações que os médicos fazem na mudança da rotina, como praticar algum exercício físico, tomar sol, não usar celular durante a noite e dormir no mínimo 7 horas diariamente.
Outro problema é o excesso de exposição à luz azul, emitida por dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets e lâmpadas LED, ela pode suprimir a produção de melatonina.
Mas então o que devemos fazer?
Tipo de iluminação: Se você precisa de uma luz noturna, opte por uma luz suave e de baixa intensidade.
Temperatura de cor: Usar luzes com temperatura de cor quente, tem menos impacto na produção de melatonina.
Luz Azul: Evite dispositivos eletrônicos antes de dormir, mas caso precise, utilize filtros ou óculos que bloqueiem a luz azul para minimizar seu impacto.
Ambiente Escuro: Invista em boas cortinas ou persianas para garantir um ambiente escuro durante o sono.
Comece a reduzir a intensidade das luzes cerca de uma hora antes de dormir para sinalizar ao seu corpo que é hora de desacelerar e se preparar para o sono. A gestão cuidadosa da iluminação em sua casa pode ajudar em uma noite de sono mais saudável e reparadora.
Na Eletrotrafo, você encontra todos os tipos de iluminação adequadas para te ajudar nessa jornada.
Comentarios