top of page

Dicas para Criar uma Boa Iluminação para Sua Piscina

Atualizado: 3 de jul. de 2020


Quem é que não sonha em ter sua casa dos sonhos, um refúgio calmo e aconchegante? Acredito que a grande maioria, né? Um espaço com piscina quase sempre faz parte do projeto da casa ideal, por isso, hoje iremos falar sobre iluminação para área de lazer, para ser mais específico, o espaço com piscina.

O primeiro passo é fazer o projeto de construção da piscina, determinar o local, posição, formato, material e acabamento. Feito isso, é hora dar início ao projeto de iluminação. A seguir listamos algumas dicas para te auxiliar na projeção da sua área externa, sem se perder:


Início do Projeto

O ideal é que o projeto de iluminação seja feito antes da instalação da piscina, desta forma você conseguirá atender todas as necessidades de iluminação para a área, aliando harmonia e funcionalidade. Contudo, se a piscina já estiver instalada, ainda assim é possível realizar um bom projeto, basta a ajuda de um bom profissional que possa apresentar soluções específicas para seu espaço.


Posicionamento da iluminação

Analise o local como um todo, identifique quais áreas deseja destacar e as que requerem mais ou menos luminosidade.

Distribua a iluminação considerando todo o espaço de convívio, posicionamento das mesas, churrasqueira ou outros itens que constituem a área de lazer. Lembre-se sempre que a iluminação deve criar uma sensação agradável tanto para quem está dentro, quanto para quem está fora da água.


Iluminação fora da água

O equilíbrio entre a iluminação é chave do sucesso para qualquer projeto. Podemos considerar um bom projeto, os espaços que equilibram a iluminação interna da piscina com o restante do ambiente.

Além da questão estética, a iluminação é essencial para garantir bons momentos sem a ocorrência de acidentes. Portas, corredores, degraus, deques e plantas são pontos que precisam de uma atenção extra na hora de distribuir os pontos de luz.


Iluminação Divertida

Como a área de lazer é um espaço descontraído, aproveite novas tecnologias e opções de iluminação colorida. No entanto, este tipo de iluminação pode tornar-se cansativo, por isso, mescle ao projeto lâmpadas neutras, que possam ser utilizadas juntas ou separadamente, permitindo a customização de acordo com o momento.


LED

As lâmpadas LED são econômicas, possuem durabilidade muito maior se comparada às outras lâmpadas e ainda são muito melhores esteticamente. Para garantir a eficiência do projeto, distribua pontos de iluminação por todo o espaço.


Refletores

Os refletores são equipamentos comuns em projetos de iluminação, na maioria das vezes são peças que emitem um facho de luz branca. Contudo, é possível encontrar peças de formas e cores diferentes, além de refletores flutuantes que podem ser controlados por controle remoto.


Atenção : Eletricidade + Água

Água e eletricidade, na maioria das vezes, não é uma boa combinação. Todos já ouvimos diversos relatos sobre acidentes causados por essa “dupla”. Sendo assim, é de extrema importância que todos os equipamentos utilizados sejam específicos para este tipo de ambiente. Os equipamentos adequados para utilização em áreas de piscina, são devidamente testados e atestados por órgãos regulamentadores, que garantem a confiabilidade do produto. Além disso, possuem um dispositivo DR que são programados para desativarem, interrompendo o fluxo de energia, caso ocorra algum acidente.


Estas são as dicas que a ELETROTRAFO preparou para lhe ajudar na projeção do seu sonho. Material elétrico, iluminação e pessoal capacitado para melhor lhe atender, você encontra em nossas lojas.

24 visualizações
bottom of page