O Natal está chegando e a decoração mais esperada do ano está por todos os lados, em comércios, praças e avenidas. Dezenas e dezenas dos elementos das decorações natalinas são ligadas à algum tipo de alimentação elétrica.
Com isso, ao comprar ou reutilizar sua decoração, você deve estar atento aos itens de iluminação ligados ao enfeite, como cordões e mangueiras de luzes pisca-pisca, para evitar acidentes que envolvam eletricidade.
Avalie sempre com atenção o estado desses materiais, os tipos de tomadas e como ligá-las.
Trouxemos aqui algumas dicas para que sua decoração natalina seja feita em total segurança:
Caso decida reutilizar uma decoração antiga, antes de instalá-las, separe os elementos de iluminação para uma inspeção visual. Observe se os fios dos cordões de luzes pisca-pisca estão intactos, sem nenhum fio exposto ou fissuras causadas por ressecamentos. Se existir a presença de algum fio aparente, recubra-o com fita isolante. Atualmente é possível encontrar no mercado diversas cores desse tipo de fita, mas é essencial que o material seja isolante, de boa qualidade e que não propaga fogo. Importante: Na hora de instalar sua decoração, siga com atenção as instruções do Fabricante.
Cada cordão pisca-pisca deve ser conectado a uma tomada diferente. Mas, quando isso não é possível, recomenda-se usar uma régua de tomadas com proteção, não excedendo 6 equipamentos.
Mantenha os cordões de luzes longe de materiais como papel e isopor, pois são materiais de fácil propagação do fogo. Evite também, instalar próximo de estruturas metálicas e grades, pois eles podem conduzir eletricidade e causar acidentes.
Materiais utilizados em decorações externas, como fachadas, jardins e varandas, devem ser resistentes a água e exposição ao tempo, pois estes fatores podem gerar desgaste e rompimento destes materiais, provocando acidentes.
Atenção:
Antes de colocar as luzes natalinas, verifique se a instalação elétrica suporta o aumento de carga.
Instalações ou manutenções elétricas devem ser feitas apenas por profissionais qualificados e materiais devidamente certificados pelos órgãos correspondentes.
Não deixe os fios no chão, onde há circulação de pessoas, veículos ou animais.
Economize optando por pisca-piscas com lâmpadas de LED, que consomem cerca de 0,76 kWh/mês em 4 horas por dia de uso.
Comments