top of page

Crise energética x Energia Solar

Atualizado: 23 de ago. de 2022

A conta de energia do brasileira está cada vez mais cara e isso pode piorar, o Brasil ainda apresenta a segunda conta de luz mais cara do mundo. Com a alta de 47% nos últimos cinco anos, os gastos com energia elétrica comprometem, em média, 25% do orçamento das famílias no país, colocando-as muitas vezes em situação de vulnerabilidade.

A crise atual de energia no Brasil tem como um dos motivos centrais a elevada dependência do país de fontes hidráulicas de produção energética. Houve ainda uma falta de planejamento estratégico e de investimentos públicos no setor de energia brasileiro ao longo dos últimos anos. Entre as principais consequências de uma crise energética estão o encarecimento das contas de energia elétrica e, por conseguinte, dos serviços e bens de consumo, o aumento da inflação e o agravamento da crise econômica.

A única solução que nos resta em curto prazo (neste caso, curto prazo falamos em 10 anos ou mais) é diversificar as fontes de energia elétrica do país. Listamos algumas vantagens da utilização de energia solar:


  • Redução de valores na conta de luz

A partir de 2023, a tarifa ficará mais cara por conta do novo empréstimo aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica para cobrir os custos da crise energética do ano. Sendo assim, um dos principais benefícios da energia solar é justamente reduzir o valor da conta, já que a residência passa a gerar sua própria energia por meio do sol. Vale lembrar que ela nunca zera completamente, mas tem uma redução em até 95% dependendo do nível de consumo.


  • Energia limpa e renovável

A energia solar é limpa e renovável, não causando nenhum resíduo ou impacto negativo ao ecossistema. Além disso, por conta do aumento das instalações dessa fonte, modais energéticos extremamente poluentes baseados em carvão, gás natural, petróleo e outros têm perdido cada vez mais espaço nas políticas públicas de muitos países.


  • Boa durabilidade e baixa manutenção

Os novos sistemas de geração de energia estão cada vez mais sofisticados e modernos. Hoje eles já oferecem bons relatórios e diferentes tipos de informações, facilitando o controle sobre o consumo de energia.


  • Acessível para todos os públicos

Hoje é muito mais fácil implantar um sistema de energia solar, seja para residências ou empresas. Existem linhas de crédito específicas, financiamento facilitado e de longo prazo e uma rede de integradores que criam projetos customizados e assertivos para cada caso.


A Eletrotrafo Solar, pode te ajudar no projeto de instalação de energia solar do início ao fim, desde a compra de produtos até a instalação e manutenção. Acesso nosso site e conheça nossas soluções.


18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page