top of page

Cores dos fios elétricos: conheça a diferença entre elas

Para garantir a segurança da instalação, é imprescindível conhecer o tipo de fio ou cabo que se deve trabalhar, assim como as cores dos fios elétricos. Saiba mais a seguir!


Você trabalha com instalações elétricas e ainda não decorou as diferenças das cores dos fios elétricos? Fica tranquilo!

Aqui neste artigo, vamos te lembrar com detalhes os tipos de fios indicados para cada projeto. Tudo para que o funcionamento da sua instalação aconteça com segurança.


Vamos lá? Acompanhe com a gente nas próximas linhas:


Diferenças das cores dos fios elétricos


É responsabilidade do instalador ou técnico eletricista saber diferenciar as necessidade de cada projeto. Para garantir a segurança de todos os envolvidos, durante e depois da instalação concluída, é imprescindível conhecer o tipo de fio ou o tipo de cabo que se deve trabalhar.

Reconhecer o padrão de cores dos fios elétricos é uma das principais tarefas para o profissional garantir à instalação elétrica um funcionamento correto. Além disso, é ainda mais importante conhecer as normas vigentes obrigatórias para a execução deste serviço.

No Brasil, a norma que rege as obras e projetos realizados aqui é a NBR 5410. Essa NBR trata dos direcionamentos para instalações elétricas de baixa tensão.

E, é de acordo com a NBR 5410, que os cabos e fios elétricos seguem um padrão de cores de revestimento, de acordo com a função de cada condutor. Entenda um pouco mais a seguir:


Cabo azul-claro: condutor neutro


O condutor neutro considera alguns critérios. Um deles é a dimensão do cabo. Dessa forma, são identificados com a cor azul-claro os condutores isolados, cabos unipolares e as veias de cabo multipolar.


Cabo verde e verde-amarelo: condutor de proteção


Este cabo é superconhecido como fio-terra. Os cabos verdes ou verde-amarelo são os cabos de aterramento, essenciais para a proteção de toda a instalação elétrica.

O aterramento pode ser feito com todos os tipos de cabo, desde que siga as regras de dimensionamento e espessura. Contudo, para um projeto 100% seguro, é necessário que se identifique os pontos visíveis do cabo com este padrão de cor.


Cabo preto, branco ou vermelho


Os outros tipos de condutores podem ser identificados com qualquer outra cor que não seja as exigidas pela NBR 5410 para os condutores citados acima. É comum encontrar cabos com as cores preta, branca e vermelha nas instalações de rede elétrica.

É importante salientar que o indicado para condutores elétricos de fase e de retorno é não usar as cores azul-claro, verde e verde-amarela, estabelecidas aos cabos neutros e de proteção pela NBR 5410.


Além do mais, quando falamos de instalações elétricas, é imprescindível contar com materiais de qualidade. Por isso, conheça a Eletrotrafo!

22 visualizações

Comments


bottom of page