TEMPERATURA DAS LÂMPADAS E SUAS SENSAÇÕES

Atualizado: Jan 26


Todos nós já passamos pela experiência de entrar em um ambiente e reagir à sensação causada pela sua iluminação, não é mesmo? Por exemplo, ao entrar em um restaurante com luzes mais amareladas, provavelmente percebeu-se uma sensação de conforto. Ou um consultório médico com luzes azuladas certamente trouxe um ar de limpeza e higiene. A cor da lâmpada está relacionada à temperatura das mesmas e pode influenciar nas sensações e impressões que temos quando adentramos um espaço.


Então, como decidir qual temperatura de lâmpada escolher?

Em primeiro lugar, decida qual a sensação que gostaria de transmitir quando alguém ou até mesmo você, estiver em certo ambiente. Depois, defina o estilo de iluminação que irá aplicar.

Para te ajudar a escolher a lâmpada certa, separamos as características das três temperaturas mais utilizadas hoje em dia.

  • A luz amarela

É indicada para quartos, salas de Jantar, salas diversas e outros cômodos em que você deseja ter uma sensação de aconchego, relaxamento, tranquilidade e conforto. Esse tipo de luz também é indicado para bares, restaurantes, cafés e lugares onde as pessoas vão para relaxar. Mais um detalhe, este tipo de luz deve ser utilizado em uma potência mais baixa, pois a sensação de iluminação fraca pode aguçar os sentidos, como por exemplo o paladar. Mas é claro, essas escolhas devem ser feitas de acordo com perfil do estabelecimento e sua finalidade.



  • Tons de branco neutro

São indicados para espaços como banheiros e cozinhas, pois transmitirão a sensação de limpeza e higiene. Escritórios, salas de aula, lojas, dentre outros espaços, também combinam com este tipo de iluminação, pois requerem um nível maior de atenção.



  • Tons de branco azulados

São indicados em locais que necessitam de um alto nível de atenção e também em ambientes onde, destacar a higiene, seja crucial. Por exemplo clínicas, consultórios, farmácias, hospitais e indústria.



Mas como identificar cada tipo de lâmpada no ato da compra?

É bem provável que ao comprar as lâmpadas, estas estejam classificadas por temperatura em Kelvin, da seguinte forma:

  • Lâmpada amarela: 2700k

  • Lâmpada branca neutra: 4200k

  • Lâmpada branca azulada: 6400k

Com estas informações em mente, fica mais fácil decidir quais lâmpadas usar em seu projeto. Então, corra para Eletrotrafo ou acesse: www.eletrotrafo.com.br

102 visualizações