top of page

Conta de luz sobe até 25% nessa sexta. Saiba qual é a solução.


Os novos reajustes entram em vigor a partir da próxima sexta-feira (22). O Ministério de Minas e Energia justificou que os reservatórios estão mais cheios que no ano passado e "o risco de falta de energia foi totalmente afastado". De acordo com o comunicado do governo, o reservatório da usina de Furnas terminou março acima de 80% do volume útil, e a operação da hidrovia Tietê-Paraná foi retomada.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o reajuste no último dia 19 aumento para os estados do Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe, que chegam a 24,85%. A aprovação aconteceu dias após o presidente Jair Bolsonaro (PL) antecipar o fim da cobrança extra na conta de luz, a bandeira tarifária de escassez hídrica. Segundo o governo, o fim da cobrança extra, no sábado, faria as contas de luz caírem 20%. Agora, porém, a Aneel autoriza os aumentos das tarifas. O reajuste mais alto, de 24,85%, é para a Enel Distribuição Ceará. Em seguida, aparece a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), com um reajuste de 21,13%. Para os consumidores atendidos em alta tensão, como as indústrias, o efeito médio será de 20,54%. Já para os conectados em baixa tensão, grupo que inclui os residenciais, será de 21,35%.

Mas calma, o consumidor ainda tem uma saída. Produzir a própria energia, que gera uma economia de até 95% na conta de energia elétrica. A energia fotovoltaica domiciliar está se tornando cada vez mais uma opção para quem deseja economizar e preservar o meio ambiente. No Brasil, ainda existe a vantagem da quantidade de energia que pode ser gerada devido à grande disponibilidade dos raios solares que podem ser captados pelos painéis solares.

Se antes adquirir um painel solar era complicado e custoso, com o passar do tempo o preço da placa de energia solar se tornou cada vez mais acessível, e hoje ter energia solar através de placas solares já é uma realidade, através de financiamento, por exemplo. O investimento feito para instalação de placas solares acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos.

Qualquer pessoa ou empresa pode fazer uso de fontes de energia alternativas suprindo 100% do seu consumo através de painéis solares fotovoltaicos. Mas é importante ressaltar que o uso de sistemas solares caseiros não são tão eficientes quanto o equipamento instalado por um profissional. Somente o equipamento correto pode fornecer a redução dos gastos na conta de luz e os benefícios relacionados ao meio ambiente.

Nós, da Eletrotrafo Solar, oferecemos toda linha de produtos para instalação de energia solar, e contamos com profissionais capacitados para lhe atender do início ao fim do projeto. Estamos te esperando no WhatsApp (43) 3520-5070.


20 visualizações
bottom of page