O Dia Mundial da Qualidade é uma data comemorativa para fomentar a importância da Gestão da Qualidade! A data serve como momento de reflexão e como centralizadora de ações mais intensas na área da Qualidade.
A ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu a data como “patrimônio mundial”, instituindo as celebrações para a segunda quinta-feira do mês de novembro. Neste ano de 2022, o tema escolhido pelo CQI foi “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa“, assim, a ideia é trabalhar temas voltados à conscientização das pessoas e à importância da Qualidade.
Mas o que é “Fazer a coisa certa”?
Fazer a coisa certa quando falamos de qualidade é avaliar o processo de ponta a ponta. De modo que as ações tomadas realmente reflitam de forma positiva para todas as partes interessadas. Não há como fazer o certo ignorando alguma parte interessada! A qualidade não deve ser usada somente como uma ferramenta, ela não serve apenas para entregar bons produtos ou serviços. Ela é um valor, que quando vivido, muda a forma como as pessoas se relacionam com o tema, e com o trabalho.
Outro ponto cada vez mais importante é a conscientização relacionada ao meio ambiente. É preciso repensar a forma como nos relacionamos com o planeta. Fomentar o consumo consciente de recursos, o descarte correto dos resíduos ou até uso moderado de copos descartáveis e dentre outras ações.
Qualidade - Eletrotrafo
Atualmente o setor de qualidade Eletrotrafo realiza melhorias nos processos da organização, bem como auditorias específicas atualmente no que tange Departamento Pessoal e Segurança do trabalho. Paralelamente iniciou o 5S na empresa, pontuando o Departamento/Setor que se destacou dentro do programa proposto.
Qualidade - Comtrafo
O sistema de Gestão de Qualidade é aquele que ajuda a coordenar e padronizar as atividades para atender à satisfação dos cliente final, demais partes interessadas, assim como regulamentações específicas. Tudo para promover o controle de qualidade, a melhoria contínua dentro da Comtrafo e mensurar a real eficácia das ações. Nesse sistema, existem princípios e diretrizes da qualidade que são aplicados em cada processo do dia a dia da instituição.
Para o Grupo Comtrafo, a Qualidade é um dos pilares principais em todos os processos dentro da empresa, uma vez que isso traz excelência na entrega do produto final, bem como melhorias internas para os colaboradores. São utilizados métodos como, Ciclo PDCA , manual 5S, auditoria 5S, premiações 5S, afim de engajar á todos dentro da empresa. Atualmente o Grupo possui os certificados de qualidade: ISO 9001, TRS-EX, UL MARK, além de uma forte e ativa campanha em prol do meio Ambiente.
O Grupo Comtrafo esta engajado em melhoria contínua e se preocupa em “Fazer a coisa certa” em todos os cenários, sempre contando com o apoio de todos!
Comments