Conheça os Tipos de Plafons Simples Que Podem Renovar sua Iluminação

Uma linda decoração sempre vem acompanhada de um projeto luminotécnico bem executado, visto que a iluminação é fundamental para destacar e valorizar os diferentes cômodos da casa, escritório ou espaço comercial, trazendo conforto e clareza. E quando utilizamos plafon simples de sobrepor e embutir, nos locais corretos, o resultado final é ainda mais satisfatório.


O plafon simples redondo se conecta com a parede de tijolinho aparente. Fonte: Pinterest

Mas, afinal, o que é um plafon simples?

O nome pode até soar meio estranho, mas certamente você já viu um plafon simples instalado em tetos e é bem provável que tenha um aí na sua própria casa.

O plafon é basicamente um tipo de luminária de teto, podendo ser de sobrepor ou embutir, que proporciona excelentes soluções luminotécnicas para os ambientes, deixando-os mais agradáveis e confortáveis.


Os plafons de embutir trazem aconchego para a decoração da sala de estar. Fonte: Flávia Góes e Laryssa Araujo

Os plafons simples de sobrepor, por exemplo, são perfeitos para sala de estar e sala de jantar onde a iluminação deve preencher a maior parte do ambiente. Já os modelos de plafons de embutir são mais neutros e discretos, ficam encaixados no gesso e confere uma iluminação mais focada na função, tornando-se ótimas opções para cozinhas e lavanderias.


Conheças os diferentes modelos de plafon

O plafon é um item muito usado para compor a iluminação geral dos ambientes. No entanto, com a diversidade de modelos é natural que as pessoas fiquem em dúvidas sobre qual plafon simples comprar. Logo, para saber qual tipo escolher separamos abaixo as especificações de cada um deles:

Plafon de sobrepor: esse modelo fica instalado diretamente no teto, ficando “para fora”. O plafon simples de plástico de sobrepor é ideal para salas de estar e jantar;

Plafon de embutir: esse modelo fica instalado dentro do teto. O plafon simples de vidro de embutir, por exemplo, é a opção perfeita para gabinetes de banheiros, lavanderias e cozinhas, uma vez que a luz é focada na função e não exige grandes esforços durante a limpeza;

Plafon simples quadrado: considerada uma das opções mais clássicas, pode ser encontrado nas versões de embutir e sobrepor;

Plafons simples retangular: sua estrutura apesar de ser similar ao plafon quadrado, esse modelo tem como vantagem a maior dissipação de luz pelo ambiente;

Plafon simples redondo: o plafon com estrutura arredondada confere maior elegância ao ambiente.


O plafon simples de sobrepor retangular se conecta com a decoração industrial. Fonte: JJ House

Como escolher o plafon ideal?

No mercado é possível encontrar uma variedade enorme de modelos de plafons simples. Por essa razão, antes de realizar a compra do seu plafon avalie primeiramente se o mesmo será de sobrepor ou embutir.

Em seguida, considere o formato (Quadrado, retangular ou redondo) e o tamanho. Por fim, observe as cores e acabamentos do material para que a peça se conecte com o restante da decoração do ambiente. Contudo, na dúvida opte pelas versões neutras como o plafon simples branco.

Agora, para aqueles que buscam uma decoração mais ousada a dica é investir na compra de um plafon simples com soquete que além de agregar valor estético confere um espaço descontraído.

E aí, gostou das dicas? Então, venha conferir e escolher os modelos de plafon simples que irão fazer parte do seu projeto luminotécnico aqui na Eletrotrafo!

Fonte: Blog VivaDecora

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo