Como limpar interruptores e tomadas com segurança?


Além de serem peças essenciais da instalação elétrica, os interruptores e tomadas podem fazer toda a diferença no visual dos ambientes. Afinal, são parte do acabamento e se integram à decoração, permitindo deixar seu espaço ainda mais especial.

E como parte do ambiente, estão sujeitos ao acúmulo de pó e sujeira, até pelo contato frequente das mãos, na hora de ligar e desligar, ou mesmo de conectar um aparelho na tomada.

Sendo assim, pedem uma limpeza de tempos em tempos. Nesta hora, é preciso atenção, primeiramente por conta da segurança e depois para evitar danos que possam comprometer o visual.


  • Por serem itens energizados, antes de iniciar a limpeza, o ideal é desligar a chave geral.

  • Caso opte por não desligar a chave geral, lembre-se de não deixar o pano encharcado, pois isso aumenta o risco de molhar as partes energizadas, o que pode causar acidentes como choques elétricos.

  • Caso tenha muito pó acumulado, utilize um pincel ou escova com cerdas macias para retirar o excesso. E aqui cabe uma dica: os protetores de tomadas podem evitar o excesso de poeira no poço (parte rebaixada das peças), principalmente naquelas que não são utilizadas com frequência.

  • Utilize apenas um pano limpo e úmido, de preferência branco, para não afetar a aparência e cores das paredes.

  • Use água com sabão ou detergente neutro na limpeza, o que garantirá a higienização do produto.

  • Não use produtos químicos com alvejante ou abrasivos. Eles removem a proteção anti-UV da peça, podendo acelerar o desgaste na superfície do produto, além de riscar e tirar o brilho das placas e interruptores, inclusive nas versões coloridas.

0 visualização