top of page

Como escolher o modelo de chuveiro ideal para sua casa

Chuveiro elétrico, eletrônico, a gás ou pressurizado?


Nada melhor do que chegar a casa, após um longo dia de trabalho, e tomar aquele banho relaxante, não é? O chuveiro é o principal responsável por esse momento de autocuidado e existem diversos modelos com que podem melhorar ainda mais essas experiências. Quer saber como escolher o modelo de chuveiro ideal para o seu lar? Neste post, mostramos as vantagens e desvantagens de cada tipo.




Chuveiro elétrico


O chuveiro elétrico é o tipo de aparelho mais tradicional e bastante comum de se encontrar nas casas brasileiras. Entre as principais características, destaca-se o funcionamento com resistência, peça responsável por aquecer a água e proporcionar banhos quentes. Por falar em temperatura, esse modelo de chuveiro só oferece três opções: frio, morno e quente.


Vantagens X Desvantagens


Os modelos elétricos são práticos, de fácil instalação e possuem um controle de temperatura estável, além de ter um preço mais acessível. Entretanto, possuem menor vazão de água e não funcionam em casos de falta de energia.

Vale lembrar que a troca de temperatura deve ser feita somente com o aparelho desligado, para evitar o risco de choque. E para economizar energia elétrica, a dica é avaliar a classificação energética do aparelho, bem como pesquisar avaliações do produto na internet.


Chuveiro pressurizado


É um tipo de chuveiro elétrico com mais pressão na saída d’água, graças a uma pecinha chamada pressurizador. Diferente do tradicional, o modelo pressurizado permite a troca de temperatura de forma gradual.


Vantagens X Desvantagens


Se existem problemas de pressurização de água na casa, um chuveiro elétrico tradicional pode deixar a desejar no quesito conforto durante o banho. Em casos assim, a opção com pressurizador pode ser uma boa solução, pois proporciona jatos de água com uma maior pressão.

A principal desvantagem, assim como o chuveiro elétrico, é não funcionar sem energia. Outro ponto é o aumento do consumo de água, pela maior vazão, e energia.


Chuveiro eletrônico


Os chuveiros eletrônicos possuem uma haste integrada ao aparelho que permite ajustes de temperatura durante o banho, evitando riscos de choque. É possível encontrar esse modelo com pressurizador.


Vantagens X Desvantagens


A haste facilita a troca de temperatura e a regulagem gradual com o chuveiro ligado traz mais segurança e tranquilidade. É de fácil instalação e possuem modelos modernos, alguns tocam música, têm visor digital e até controle remoto. Mas assim como o chuveiro elétrico, não funciona em casos de falta de energia e requer uma atenção especializada na instalação.


Chuveiro a gás


O modelo a gás tem mais vazão de água quente, por isso é mais comum em regiões frias. Para a instalação, é necessário que o imóvel tenha um sistema hidráulico com uma tubulação específica para o funcionamento a gás.


Vantagens X Desvantagens


É um sistema seguro, pois não ocorre riscos de choque e danos na rede elétrica. Inclusive, existem modelos com sensores que desligam o gás após qualquer tipo de imprevisto. Tem o melhor controle de temperatura e maior vazão de água, além de não consumir energia elétrica.

Entretanto, precisa de mais tempo para esquentar a água e o custo de instalação do sistema costuma ser alto, pois é necessário um profissional especializado. Além disso, gasta mais água e requer manutenção constante (ao menos uma vez ao ano).


Duchas


Com um sistema de muita pressão, os jatos de água das duchas são mais concentrados e intensos. É uma opção econômica, principalmente as duchas frias. Para aquecer a água, é necessário algum tipo de sistema externo, como gás, elétrico ou solar.

Existem duchas com mangueira flexível, com uma barra fixada na parede que permite ajustar a altura de acordo com a necessidade. Há também outra versão com hidromassagem vertical, com saída de água na parte de cima e outras saídas na estrutura lateral, proporcionando o conforto da hidromassagem.


Vantagens X Desvantagens


É uma boa opção para quem gosta de vazão de água concentrada e intensa. É um modelo que proporciona bastante conforto e relaxamento, com bastante funcionalidade e flexibilidade. Geralmente, as duchas são instaladas nos ambientes externos, por isso, se for instalar em um banheiro interno, será necessário algum sistema de aquecimento. É o chuveiro que tem maior consumo de água.


Qual o melhor tipo de chuveiro?


O melhor tipo de chuveiro para o seu lar é aquele que atenda às suas necessidades. É preciso considerar qual a experiência que você deseja ter. Aqui estão algumas dicas para te ajudar nessa decisão:


Temperatura


Quem deseja múltiplas opções de temperatura pode apostar nos modelos eletrônicos.


Pressão


Se o objetivo é ter mais pressão na água, a escolha deve ser pelos chuveiros pressurizados.


Preço mais acessível


Os chuveiros comuns elétricos, os tradicionais, são os mais baratos.


Temperaturas elevadas


Para banhos mais quentes, dê preferência aos chuveiros a gás.


Intensidade


As duchas permitem maior vazão de água concentrada e intensa, e ainda são cheias de multifuncionalidades.

Antes de comprar um chuveiro, é importante verificar se a voltagem e a potência do modelo escolhido correspondem ao sistema elétrico e ao disjuntor da casa.


Nas nossa lojas Eletrotrafo você encontra o chuveiro ideal para a sua casa. Acesse agora e confira todos os modelos disponíveis.

20 visualizações

Kommentare


bottom of page