top of page

Como escolher a iluminação para cada ambiente

Atualizado: 28 de mar. de 2022

A melhor parte de construir e reformar, é a parte do acabamento e decoração. É nela que deixamos nossa casa com o nosso "jeitinho". E você sabia que a sensação que o ambiente transmite tem relação direta com a iluminação que escolhemos?

Para te ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas de como escolher a melhor iluminação pra sua casa.


1. Pense o que você deseja para aquele ambiente:

Nesse primeiro passo, precisamos pensar qual a quantidade de iluminação que o cômodo precisa, qual a sensação que você deseja transmitir naquele ambiente, qual o tamanho do ambiente, etc. Nesse ponto, a ajuda de um profissional pode ser uma boa opção.


2. Defina a cor da iluminação:

Isso mesmo, cada cor de iluminação desperta uma sensação. E mesmo um projeto impecável, pode ser destruído se a iluminação não for compatível com o que você deseja. Tons amarelos dão a sensação de aconchego e conforto, tons azulados são estimulantes, iluminação branca traz a sensação de paz e amplitude. Defina o que você deseja sentir em cada ambiente.


3. Tipos de iluminação:

Existem três tipos de iluminação, direta, indireta e linear.

A iluminação direta, é quando a luz está direcionada à um ponto ou objeto específico, por exemplo, spot, abajur e luminária pendente. Para uma iluminação direta, é ideal que a lâmpada escolhida seja de claridade boa, para podermos enxergar melhor o que estamos fazendo, além de nos deixar mais focados.

Na iluminação indireta, a luz não é o foco da escolha, ela serve para ressaltar detalhes, no teto, gesso, chão e bancadas, por exemplo. Essa iluminação traz um ar mais aconchegante ao cômodo, clareando todo o seu perímetro.

Já na iluminação linear, é criado um projeto de luzes contínuas de forma linear, para trazer conforto aos olhos e aconchego. O ideal para esse tipo de iluminação, são as fitas de Led, que podem ser colocadas no teto, gesso, forro, bancadas e parede.

Dicas extras:

  • Combine a iluminação com as cores da decoração

  • Crie ambientes que consigam aproveitar a luz natural durante o dia

  • Use a iluminação para ressaltar objetos como nichos e quadros

Como vimos, os tipos de iluminação oferecem inúmeras possibilidades para você iluminar sua casa adequadamente, levando conforto, dando funcionalidade e ressaltando a sua decoração. O projeto para aplicação da luz seria melhor orientado por um profissional, mas, com essas dicas e observando o seu espaço, você consegue ter uma ideia do que poderá fazer e o que destacar na sua casa.

Seja qual for a sua escolha, a Eletrotrafo oferece uma linha completa e moderna de produtos para iluminação, além de contar com atendimento personalizado para lhe ajudar nessa etapa do seu projeto. Acesse nosso site, para conhecer nossos produtos: www.eletrotrafo.com.br




39 visualizações
bottom of page