• Eletrotrafo

COMO ANALISAR A QUALIDADE DOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS?

info


Ao instalar um Sistema Gerador Fotovoltaico em sua propriedade, o consumidor espera obter um investimento de rápido retorno, alta eficiência e vida útil extensa. A escolha de equipamentos de qualidade está diretamente ligada à obtenção deste resultado.


O Painel Fotovoltaico é responsável por grande parte da eficiência do sistema, sendo assim, saber identificar suas qualidades no ato da compra, é de suma importância. Para auxiliar, iremos tratar neste artigo as principais informações necessárias ao escolher uma placa solar e como analisar sua qualidade.

Como funciona um painel fotovoltaico?

Antes de mais nada é importante sabermos como funciona um painel fotovoltaico, de forma que possamos entender melhor sobre suas características e identificar suas qualidades, posteriormente.

Os painéis solares são compostos por células solares que absorvem a radiação solar e a transfere em forma de elétrons, que por sua vez portam cargas capazes de produzir energia elétrica. Sua tecnologia permite a captação da radiação até mesmo em dias nublados ou com menos incidência solar, garantindo o funcionamento regular do sistema.

Análise da qualidade de uma placa solar

Alguns quesitos são considerados para identificar a placa solar como um produto de acordo com os padrões de qualidade exigidos, tais como a durabilidade, resistência contra intempéries, rendimento, potência, garantia, dentre outros requisitos.

Considerando estas características, foi desenvolvido um sistema de classificação, identificando os painéis em 3 grupos: econômicos (economy), tradicionais (standard) e premium (premium).

  • Premium: recomendados em sistemas onde o espaço para instalação é limitado, pois apresentam um rendimento maior em um menor número de placas, por isso, apresentam preço superior aos demais modelos.


  • Standard: categoria em qual se encaixam a maioria dos modelos disponíveis no mercado. São eficazes na maioria das situações pois possuem boas classificações de potência, eficiência, durabilidade e qualidade.


  • Econômico: apresentam eficiência menor, sendo assim produzem menos eletricidade se considerado com outros modelos expostos a condições equivalentes. Além disso, seu rendimento pode se degradar com maior rapidez e são menos resistentes a intempéries. Este conjunto de características resultam em prazos de garantia inferiores aos dos modelos já citados.


Considere o conjunto de fatores que serão indispensáveis para o bom funcionamento de seu sistema. Além das características das placas, analise o local onde serão aplicadas, dentre outras peculiaridades do seu sistema, só assim considere a escolha, dessa forma conseguirá optar por um produto que irá garantir eficiência total.

Ainda restam dúvidas sobre placas solares e sistema fotovoltaico? Acesse nosso blog, lá você encontrará vários artigos sobre a energia solar, ou se preferir encontre a loja mais perto de você e fale com um de nossos vendedores.



643 visualizações

Posts recentes

Ver tudo