top of page

Brilhando uma Luz Sobre Quatro Mitos Comuns a Cerca dos Sistemas Fotovoltaicos

Atualizado: 3 de jul. de 2020

Você provavelmente já ouviu muita coisa sobre energia solar, mas como separar verdade de fake news? Bem, nós da Eletrotrafo Solar, esclareceremos e quebraremos cinco mitos sobre a energia fotovoltaica GD, para que você possa aprender como a energia solar realmente funciona e como ela pode ajudá-lo a se preparar para o futuro.

Mito 1: Os painéis solares não produzem energia no outono e no inverno

Este é um dos mitos mais comuns sobre energia solar. Embora seja verdade que estados em que as estações são mais quentes e os dias mais ensolarados são considerados lugares ideais para se gerar energia solar, a realidade é que os painéis solares podem funcionar ainda melhor em climas mais frios, uma vez que o superaquecimento das placas pode afetar seu desempenho.

Você deve estar se perguntando: e quanto ao tempo nublado e chuvoso? Sim, os painéis solares também funcionam nessas condições, mas não tão bem quanto em dias de céu limpo. Portanto, durante esse período você deve esperar uma capacidade entre 10 e 25% menor. Mas não se apegue muito a esse detalhe em particular, porque o que importa é quanta luz solar sua casa recebe durante o ano todo. Sendo assim, dias nublados e chuvosos são comuns, mas em média isso não afeta o retorno do investimento em seu sistema fotovoltaico. Concluindo, viver em um lugar frio não é sinônimo de não poder gerar a própria energia limpa e renovável.


Mito 2: Os sistemas fotovoltaicos GD são muito caros

De modo nenhum! Na realidade, o custo da energia solar obteve uma grande queda nos últimos anos, falando-se em escala global. De acordo com especialistas, a melhor hora para se investir em um sistema fotovoltaico é agora.


Mito 3: Os sistemas fotovoltaicos GD são complicados e com alta manutenção

Outro mito comum é: ter um sistema fotovoltaico em casa é muito trabalhoso. Um sistema fotovoltaico, na verdade, necessita de pouca ou quase nenhuma manutenção. A limpeza dos painéis é bem simples e recomenda-se que a faça ao menos uma vez ao ano. Mantendo a limpeza dos painéis, um sistema pode funcionar em sua capacidade normal por até 25 anos, após isso você ainda pode trocar as placas ou compensá-las, instalando outras. Se seus painéis solares não sofrerem danos causados por ventos fortes, quedas de árvores ou outros contratempos, fique tranquilo sabendo que eles durarão por décadas.


Mito 4: Os painéis solares são desatualizados rapidamente

Embora um sistema fotovoltaico seja um grande investimento, estudos mostram que uma instalação fotovoltaica pode durar entre 25 a 30 anos ou às vezes mais. No entanto, isso não significa que o sistema parará de gerar eletricidade após algumas décadas. Significa apenas que sua capacidade produtiva será reduzida. É constatado que os painéis solares fabricados nos anos 80 produzem energia limpa até hoje. Portanto, se você decidir usar a energia solar agora, não precisará se preocupar com isso. Saiba mais sobre a durabilidade dos sistemas no texto “Energia solar fotovoltaica é para sempre?”.


Construa um futuro energético limpo, acessível e confiável, a partir de hoje

Agora que você sabe a verdade sobre a energia solar, o futuro está muito mais brilhante, não acha? Além disso, iniciar uma jornada solar não ajudará apenas a controlar suas contas de energia elétrica e reduzir suas emissões de carbono, essa é uma medida que poderá economizar milhares de reais em custos de eletricidade durante os próximos 25 anos.


A Eletrotrafo Solar é com certeza uma boa opção para instalação do seu sistema fotovoltaico, solicite hoje um orçamento personalizado.

116 visualizações
bottom of page