top of page

AVANÇO MUNDIAL DA ENERGIA RENOVÁVEL TEM A SOLAR COMO PROTAGONISTA


Em 2019 foi acrescentado cerca de 200 gigawatts (GW) em energias renováveis, à matriz energética mundial. O período foi o quarto consecutivo onde as fontes renováveis superaram o total da capacidade instalada em fontes fósseis e nucleares. Liderando o mercado renovável, a energia solar se destaca responsável por 115 GW da capacidade instalada, o que representa um crescimento anual de 22,5%.


Os números foram apresentados pelo Relatório de Status Global de Renováveis, publicado em 16 de junho de 2020 pela REN21, comunidade global formada por pesquisadores, governos, empresas e organizações relacionados ao setor de energias renováveis.


O relatório enfatiza também o comprometimento das grandes cidades que passaram a adotar metas climáticas mais ousadas, apontando dados que indicam que 70% da eletricidade de mais de 100 grandes cidades do mundo, são provenientes de fontes limpas.


Quanto ao setor fotovoltaico, durante o ano de 2019 obteve um aumento 12% maior se comparado ao ano de 2018, o que representa o acúmulo de 627 GW em capacidade instalada, somados os pequenos projetos residenciais com as grandes usinas. Ao analisarmos o progresso do mercado durante a última década, podemos concluir que o aumento foi significativo, visto que antes disso a capacidade instalada em todo o mundo era menor do que 23 GW.


Somente no Brasil o setor teve incremento de 2,1 GW em capacidade instalada no ano de 2019. Sendo 1,4 GW proveniente dos sistemas de geração distribuída, resultado dos constantes aumentos na conta de energia do brasileiro. O deficit no custo dos equipamentos, assim como os créditos financeiros específicos do setor, foram gatilhos que corroboraram com o avanço do emprego da tecnologia no país, visto que tornou-se muito mais viável financiar um sistema fotovoltaico do que continuar refém das concessionárias de energia.


Diante disso podemos observar que a energia fotovoltaica foi a fonte energética que mais cresceu em 2019, com amento de 88% contra 7% de crescimento da matriz eólica e 5% das hidrelétricas. Embora o presente está cercado de muitas incertezas em diversos setores econômicos, políticos e sociais, a certeza de que o mercado fotovoltaico ainda encontra-se e possui grande potencial de expansão, é inquestionável.



20 visualizações
bottom of page