top of page

Aprenda a Usar uma Furadeira de Impacto com Segurança!!!

Um pouco mais de independência em casa não faz mal para ninguém. Toda pessoa adulta, seja ela homem ou mulher, pode fazer um furo na parede com ajuda de uma furadeira mesmo sem ter muita habilidade com a ferramenta.

A furadeira de impacto pode lhe ajudar em tarefas como pendurar um quadro, um suporte, fixar uma prateleira ou até mesmo colocar uma cortina em algum cômodo da casa.

Mas o que é preciso para fazer um furo perfeito e preciso?!


Vamos às dicas…

1° Conheça a sua furadeira…

Antes de qualquer coisa, você deve conhecer o seu equipamento, nem todas as furadeiras são projetadas para furar paredes.

Mas como saber se a furadeira é a certa?

O equipamento deve ter a função martelete ou impacto (procure por uma chave de seleção onde o desenho é o de um martelo).

As furadeiras de impacto possuem duas seleções possíveis, a de impacto que é utilizada para furar paredes, e a de broca que serve para furar outros materiais. Algumas possuem a função de escolher o giro da broca, horário ou ante horário, por meio de uma chave de reversão. Para o furo de paredes, o sentido correto é o horário.


2° Escolha a broca correta…




A broca correta utilizada para furar paredes de alvenaria é a do tipo videá, pois este tipo de broca tem uma chapa de metal na ponta.





3° Saiba como colocar a broca…

Ao escolher e colocar a broca é importante que a furadeira esteja desligada da tomada, assim evitam-se acidentes.

Para inserir a broca basta girar o mandril (base da ponta) para que as garras da ponta fiquem abertas e encaixar a broca até o fundo.

Gire o mandril novamente para que a broca fique presa corretamente. Observe que o mandril possui três furos ao seu redor, pegue a chave de mandril (equipamento em formato de T), encaixe em um furo por vez e aperte. Isso garantirá que a broca fique 100% presa à furadeira, evitando que ela caia durante o manuseio.


4° Faça um teste…

Conecte a furadeira na tomada e com ela deitada sobre uma superfície lisa, ligue-a para ver a broca girando. A broca deve girar perfeitamente, sem vibrações laterais, caso contrário isso significa que a broca não está bem encaixada e você deve colocá-la novamente.



5° Segure de forma correta...

Com a mão que você faz mais atividades (destro ou canhoto), segure na empunhadura onde está o gatilho. Essa mesma mão será a responsável por ativar a furadeira, apertando o gatilho que liga o motor. A outra mão vai em formato de U apoiando a parte frontal da base da máquina, tomando o cuidado para não tapar todas as saídas de ar da furadeira;

Encaixe o suporte da furadeira e com a mão que menos utiliza, segure-o. Com a outra mão em forma de C, encaixe na parte de trás da furadeira e veja se o dedo mindinho alcança o botão de gatilho. Dessa maneira, você aplica a força na direção da broca para agilizar o furo.

6° Enfim, o furo …

Com o local escolhido para o furo, encaixe a furadeira conforme as dicas.

Dê uma leve batida para que a broca possa encaixar na parede.

Escolha o módulo de não impacto parar iniciar o furo e depois troque para o módulo de impacto. E o seu furo está pronto e você não precisará mais chamar alguém para lhe ajudar .

31 visualizações
bottom of page