top of page

ALERTA! CUIDADO COM FIOS E CABOS NÃO APROVADOS PELO INMETRO


CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DO INMETRO

Todo fabricante é responsável pela certificação do produto "Fios e Cabos Elétricos para Instalação Predial" pelo sistema INMETRO.

Todo Revendedor (Lojista) ou Distribuidor é responsável pela comercialização do produto "Fios e Cabos Elétricos para Instalação Predial ", certificado pelo sistema INMETRO.

O produto "Fios e Cabos Elétricos para Instalação Predial" certificado tem obrigatoriamente um selo INMETRO na embalagem (com a respectiva identificação do órgão certificador do produto - OCP), que deve ter as características especificadas nas normas ABNT NBR vigentes do produto.

  • 1º ALERTA – PRODUTO: O que é encontrado no mercado

  1. Fios ou cabos elétricos que não possuem as informações: selo do INMETRO, nome e CNPJ do fabricante nas embalagens;

  2. Fios e cabos cuja embalagem apresente selo do INMETRO, nome e CNPJ do fabricante, falsificados. ATENÇÃO: Você pode encontrar a relação das EMPRESAS/MARCAS certificadas no site do INMETRO (www.inmetro.gov.br).

  3. Produtos com selo do INMETRO, nome e CNPJ do fabricante, porém não atendem as NORMAS ABNT, apresentando quantidade menor do metal cobre no fio condutor.


  • 2º ALERTA – Qual é a principal não conformidade

  1. Empresas de reputação duvidosa utilizam uma quantidade menor de cobre em seus produtos, além de material PVC na isolação e cobertura de má qualidade, não ANTICHAMA e em espessura maior, para compensar o diâmetro final do fio que utilizou menos cobre, colocando sua instalação em grande risco.

  2. Outra não conformidade é a oferta de rolos menores que os 100 m indicados nas embalagens.

COMO IDENTIFICAR?

Fios e cabos com menor quantidade de cobre apresentam diâmetro e peso menores do que os cabos devidamente normatizados. Contudo, algumas vezes não é possível identificar o diâmetro menor, pois algumas empresas compensam essa diferença com o isolamento em PVC mais espesso. Por isso, desconfie caso o fio ou cabo se apresente mais grosso do que o padrão.

  • 3º ALERTA – Fiscalização INMETRO

  1. O INMETRO, com o objetivo de combater a concorrência desleal e proteger os cidadãos dos riscos de acidentes em instalações elétricas, implementa uma nova metodologia de acompanhamento no mercado, a fiscalização técnica, efetuada nas fábricas, depósitos dos importadores e nos pontos de venda, envolvendo medição in loco da resistência elétrica dos produtos Fios e Cabos Elétricos e apreensão cautelar, para coibir os produtos não conformes.

RISCOS E PREJUÍZOS de adquirir os fios e cabos não conformes:

Aos Instaladores e Construtoras:

- CLIENTE insatisfeito e em risco devido aos problemas da Instalação Elétrica;

- CUSTO pela troca do produto e reinstalação por outro que atenda as normas;

- Penalidades jurídicas e legais, por instalar produto "não conforme" ou sem a certificação compulsória do sistema INMETRO.

Aos Consumidores:

- Instalações Elétricas com risco de curto-circuito ou até INCÊNDIOS;

- Perda de seu patrimônio;

- Risco à saúde e vida de seus familiares;

- Aumento de consumo de energia elétrica pelo aquecimento dos condutores,

causado pela quantidade menor de Cobre.


Fonte: Sindicel

35 visualizações
bottom of page