top of page

7 mitos e verdades sobre a lâmpada de led

As lâmpadas de led são a sensação do momento. Mas você sabe como ela funciona?

O LED, ou diodo emissor de luz (Lighting Emitting Diode, no original em inglês), é uma fonte de energia mais limpa, pois não necessita de componentes químicos poluentes para funcionar. O LED foi uma revolução na iluminação tradicional, pois as luzes incandescentes, halógenas e fluorescentes – todas possuem metais pesados em seu interior, cujo descarte incorreto causa grave poluição ambiental.


Além de ecologicamente correta, a lâmpada que funciona pelo sistema de LED acaba sendo mais durável e econômica, gastando bem menos eletricidade do que uma luminária comum, pois consome em média, cerca de 10% da energia usada por uma incandescente para gerar a mesma quantidade de luz.


Veja abaixo os mitos e verdades sobre o Led:


1 - Não pode ser descartada no lixo comum - MITO

98% dos componentes podem ser reciclados. As lâmpadas LED são recicláveis, porém no Brasil, ainda não há um mercado que lucre com a reciclagem de lâmpadas LED. É recomendável procurar a prefeitura de sua cidade ou postos que aceitam lâmpadas comuns para fazer a destinação correta.


2 - Diminui a atração de mosquitos - VERDADE

Uma pesquisa feita pelo ecologista Michael Justice, PHD pela Universidade da Carolina do Norte (EUA), apontou que as lâmpadas de LED nas cores quentes são as que possuem menor índice de atratividade de insetos.


3 - É toxica - MITO

Como não possui metais pesados e substâncias tóxicas em sua composição, a lâmpada de LED não causa danos à saúde. Ela também não é poluente e pode ser reciclada, sendo ecologicamente mais correta do que as lâmpadas tradicionais.


4 - Não queima de uma vez - VERDADE

Diferente das lâmpadas tradicionais, que "queimam" e se apagam de uma vez só, o LED dá "sinais" de que está no fim da sua vida útil. Gradativamente, ele começa a diminuir a intensidade da luz, até desligar completamente, dando tempo para organizar a troca da lâmpada.


5 - Não ilumina grandes áreas - MITO

Atualmente, a iluminação de LED é extremamente eficiente, tanto em economia quanto luminosidade, podendo ser dimensionada para iluminar qualquer tipo espaço (residências, galpões, estádios, entre outros), com lâmpadas, refletores ou luminárias projetadas especificamente para o ambiente desejado. Há uma grande variedade de potências, ângulos de abertura e temperaturas de cor que atendem a todos os públicos.


6 - Não esquenta - MITO

Para que os LEDs recebam a corrente elétrica que necessitam, ocorrem reduções que geram calor. Este calor é dissipado através da estrutura do produto (lâmpada, luminária, fita) e transferido ao ambiente. Quanto melhor for a dissipação e transferência de calor para o ambiente, maior será a vida útil do produto. Um bom design térmico e componentes de qualidade garantem que a temperatura fique dentro dos limites especificados pelo fabricante.


7 - Não possui todos os modelos de lâmpada - MITO

Além de existirem todos os modelos de lâmpadas de LED, a cada dia surgem mais novidades em formatos e tamanhos, já que o LED é bastante flexível e permite diferentes modelos de iluminação, como placas, fitas e painéis, entre outros.

Modelos de lâmpada de Led

Agora que você já sabe que o Led, consome menos energia e é ecologicamente correto, que tal escolher as novas lâmpadas para sua residência.


44 visualizações
bottom of page