• Eletrotrafo

6 Erros Comuns no Design de Iluminação Comercial

Atualizado: Jul 20


A iluminação é essencial para a boa apresentação de um ponto comercial, através dela é possível criar um ambiente convidativo e aconchegante, além de criar atmosferas de acordo com o ramo de mercado. Por exemplo, uma petiscaria ou pizzaria, pede um ambiente romântico, com iluminação moderada e mais quente, contudo, necessita de alguns pontos de luz bem localizados, para que se possa enxergar a mesa com clareza. Pode não parecer, mas um ambiente mal iluminado pode acarretar negativamente sobre os resultados das vendas. Para não correr este risco, sugerimos que busque a assistência de um designer de iluminação, este profissional irá ajudá-lo a evitar tais descuidos, garantindo que a iluminação do seu ambiente seja nítida, consistente e adequada ao seu negócio. Listamos a seguir, 6 erros comuns em designer de iluminação comercial.


Falta de iluminação focal

Um dos erros mais comuns é ter uma iluminação constante e uniforme em todos os ambientes da loja. O ideal na maioria dos casos, seria utilizar pontos de iluminação focal para dar destaque em produtos promocionais ou peças novas. Dessa forma, a iluminação é capaz de chamar a atenção do cliente para aquele produto o qual você quer destacar. Outro ponto importante, é que cada ambiente mantenha uma iluminação singular, contudo, é ineficaz a distribuição de acessórios de iluminação aleatoriamente no espaço, é necessário que tudo seja bem planejado e tenha um objetivo específico.


Falta de contraste

Pegando carona no ponto acima, o contraste na iluminação, também pode ajudar no direcionamento da atenção do cliente. Podemos usar supermercados e atacados como um bom exemplo disso. Embora a iluminação uniforme, não comprometa necessariamente sua eficácia em obter um volume aceitável de vendas, sua falta de contraste limita sua capacidade de direcionar as vendas estrategicamente. Por outro lado, lojas com contraste de iluminação muito dramáticas, podem não ter um volume de venda satisfatório, pois a iluminação se torna cansativa e pesada. Concluímos então que, para atrair clientes, a iluminação deve ser equilibrada, tornando o ambiente agradável e convidativo.



Escolhas das cores da loja

Qual é o tipo de personalidade da sua loja? Elegante, clean, rústico ou quem sabe até minimalista e moderna? As cores, tanto nas parede, quanto nas lâmpadas, irão influenciar diretamente na sensação que você quer transmitir ao cliente. Diferentes ambientes na mesma loja podem exigir cores e iluminação diferentes, para melhor atender às intenções do designer. Em uma joalheria, por exemplo, ouro branco, prata, platina e diamantes devem ser iluminados por luz fria, enquanto que, ouro amarelo e certas gemas devem ser iluminadas com tons mais quentes. Utilize a iluminação ao seu favor, de forma a valorizar as peças em exposição.


Não seguir as regras de iluminação

Existem alguns erros de design de iluminação comercial que podem passar despercebidos pelos seus clientes, mas serão facilmente detectados pelos inspetores. Não considerar as regras de iluminação durante a elaboração do projeto, pode gerar alguns transtornos durante as inspeções que levarão a atrasos, mudanças, custos adicionais na instalação dentre outras dores de cabeça. As normas de iluminação devem ser rigorosamente seguidas durante a execução do projeto de iluminação, elas são responsáveis por garantir a segurança do projeto e das pessoas que frequentarão o recinto.


Uso de iluminação antiga ou inadequada

Equipamentos de iluminação antigos, podem ser ineficientes e resultar em uma alta conta de luz.

Considere o seguinte: se você optar por lâmpadas de vida curta, ultrapassadas e ineficientes, você poderá ter um falso sentimento de economia. Ou seja, embora seu investimento imediato seja menor, sue sistema de iluminação necessitará de manutenção mais cedo, além de proporcionar prejuízo com o desperdício de energia.

Por isso as lâmpadas com a nova tecnologia LED, são a melhor opção no mercado atual. Possuem vida longa e grande eficiência, utilizando menos energia. Além disso, são ecologicamente corretas e não necessitarão de manutenção tão cedo.


Falha ou falta de manutenção na iluminação

A reposição e limpeza dos equipamentos de iluminação, é imprescindível para manter a atratividade da sua loja. As lâmpadas de LED não necessitam de manutenção tão frequente quanto as lâmpadas comuns, o que é muito conveniente, pois, em muitas situações, as manutenções necessitam de que o ambiente seja interditado para que sejam realizadas, atrapalhando o funcionamento da loja e, consequentemente, atingindo seu orçamento. Tomando essa medidas é bem provável que o fluxo de pessoas em seu estabelecimento aumente significativamente, alavancando suas vendas.


A Eletrotrafo conta com ampla linha de materiais elétricos e de iluminação para sua loja, faça-nos uma visita ou acesse www.eletrotrafo.com.br.

0 visualização

INSTITUCIONAL

FALE CONOSCO

(43) 3520-5000

2ª A 6ª das 8h às 18h

faleconosco@eletrotrafo.com.br

ACOMPANHE-NOS

Eletrotrafo Produtos Elétricos Ltda, pessoa jurídica brasileira de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 80.224.785/0001-15.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.