• Eletrotrafo

5 Tendências de Design de Iluminação

Atualizado: Jul 3


O estilo certo de iluminação pode causar um tremendo impacto na aparência do seu ambiente. Mas, considerando que cada cômodo tem sua singularidade, não existe uma estratégia “universal” que funcione, neste caso. A peça que pode ser aplicada com perfeição em sua sala de estar, não necessariamente trará a mesma harmonia ao seu quarto. Por isso, é extremamente importante que seja adotada uma tendência de iluminação que destaque cada espaço e respeite a função.

Hoje, as luminárias finalmente encontraram seu lugar no design de interiores. Além da iluminação, desempenham um papel fundamental na decoração de espaços. Tendências, materiais, desenhos e formas não estão mais limitados apenas aos têxteis ou tijolo e argamassa. A globalização de conceitos tem expandido o leque de opções, influenciando o design e a função das luminárias, trazendo ainda mais novidades de tempos em tempos. Aproveitando o frescor do novo ano, vamos dar uma olhada nas 5 principais tendências de design e iluminação que estarão presentes em 2020.

O Estilo Retrô Industrial Está de Volta

Se você está atento às tendências de iluminação deste ano, reserve um momento para apreciar o retorno do estilo retrô. Com design rústico, decoração industrial e luminárias irreverentes, são a próxima grande novidade. Mas não pense que este tipo de decoração leva apenas peças desgastadas e velhas. Além de manter as raízes de um ambiente mais rústico, o estilo retrô “2020” se utiliza de peças modernas da era industrial, feitas em metal, podendo até apresentar detalhes mais sofisticados. A nova abordagem é arrojada, única e traz referências da decoração rústica. Outra característica original da iluminação estilo retrô industrial, são as lâmpadas de filamento exposto. Ligadas por cabos suspensos longos, em luminárias de vidro, metal ou estrutura de arame, as lâmpadas que unem aparência retrô com a moderna tecnologia LED, são a peça chave desse modelo decorativo, que pode ser perfeito tanto em espaços residenciais, quanto em comerciais.


Releitura Moderna do “Art Déco” de Meados do Século

Muitos designers, há anos, vêm inspirando seus projetos no estilo “Art Déco”. O período entre as décadas de 1920 e 1970, pode ter sido a linha do tempo mais celebrada na história do design. Substituindo designs complexos e padrões volumosos, a era do meio do século trouxe uma nova abordagem à arte e composições, enfatizando linhas mais limpas, formas refinadas e únicas. Um dos conceitos mais populares da modernidade desta época é o Candelabro Sputnik. Com uma combinação de metal e vidro em linhas limpas e uma estrutura geométrica não convencional, esse projeto levou a iluminação moderna a um novo patamar. Os adereços de iluminação modernos e inspirados em “art déco” de meados do século, funcionam muito bem como luzes de destaque ou como parte da decoração.


Formas Esculturais

Como a iluminação vem ganhando cada vez mais importância nos projetos de design de interiores, formas mais ousadas e desenhos esculturais tem sido uma das grandes apostas de arquitetos e designers. Com formas arrojadas e designs magníficos, as luminárias esculturais podem facilmente fazer parte de qualquer decoração. No entanto, para justificar sua beleza, é importante que sejam posicionadas como ponto principal do ambiente.


Iluminação LED

Embora muitos de nós pensemos que a iluminação LED pesa nos bolsos, a realidade é bem o contrário. As luzes LED modernas são extremamente eficientes em termos energéticos e permitem minimizar sua pegada de carbono. Além disso, as luzes LED não se limitam mais apenas às lâmpadas comuns (bulbo ou tubular), com o avanço da tecnologia, podem ser integradas à todos os equipamentos de iluminação possíveis. Esquivando-se das lâmpadas incandescentes e das tradicionais lâmpadas filamentos, os LEDs estarão na moda em diferentes cores, intensidades e tamanhos.


Materiais Naturais ou Famoso “Estilo Folk”

A tendência já pôde ser observada no aumento na presença de cestas de vime, cadeiras de vime, vasos de juta e outras peças deste estilo na decoração , ainda no ano de 2019. Sendo assim, 2020 vem propagando seu amor pelo natural, à medida que o Estilo Folk entra em ação. Abajures de linho e bambu, estruturas de base de madeira e lindas luminárias de vime, são definitivamente algumas das melhores maneiras de convidar esses adereços de iluminação natural para sua casa.


E ai, gostou de nossas dicas? Conte-nos sua ideia de iluminação favorita que está prestes a transformar sua casa!

0 visualização

INSTITUCIONAL

FALE CONOSCO

(43) 3520-5000

2ª A 6ª das 8h às 18h

faleconosco@eletrotrafo.com.br

ACOMPANHE-NOS

Eletrotrafo Produtos Elétricos Ltda, pessoa jurídica brasileira de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 80.224.785/0001-15.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.