top of page

5 Erros Comuns em Iluminação para Paisagismo


O paisagismo está presente na história do homem há séculos, fica claro ao lembrarmos os jardins suspensos da Babilônia, hoje considerado uma das sete maravilhas da antiguidade no mundo, ou os notáveis jardins renascentistas na Itália, até os dias de hoje com grandes obras de paisagismo espalhadas pelas cidades.

O paisagismo, além de sua função ecológica, acaba por promover uma questão social, como o convívio comunitário em parques e praças públicas ou levando a natureza para dentro de shopping centers e outras edificações. Porém, alguns erros em projetos de iluminação para paisagismo podem ser observados com frequência, alguns simples e fáceis de serem concertados, justificam-se sendo considerados “erro de principiante”, mas alguns erros mais graves podem ocasionar acidentes, colocando em risco a segurança do projeto e a carreira do profissional. Grande parte desses erros são provocados por falta de domínio técnico e atualização profissional, por isso listamos aqui, os 5 erros mais comuns em projetos de iluminação para paisagismo.

Excesso de luz

Ao elabora um projeto de paisagismo é preciso tomar cuidado para não iluminar mais do que o necessário, a quantidade correta de luz traz charme e elegância ao ambiente. Por exemplo, Iluminar uma planta com uma luz branca de alta temperatura, irá destacá-la demais ofuscando o restante da paisagem. O ideal é que as luzes para iluminar a vegetação sejam mais amareladas e de temperatura mais baixas, pois trazem mais conforto visual e causam uma sensação de aconchego.

Equipamento e fiação de má qualidade

Economizar na escolha de fios e cabos é uma péssima escolha! Neste tipo de projeto, a maioria dos fios e cabos são instalados no subsolo, por isso é indispensável que sejam de boa qualidade, assim como os eletrodutos, para que o projeto não seja posto em risco. Economizar nestes itens podem resultar em grandes problemas no futuro, causando danos ao projeto e consequentemente prejuízos financeiros.

Deixar de utilizar equipamentos que gerem economia

Equipamentos como lâmpadas de LED’s, temporizadores, sensores em geral, dentre outros, apesar de encarecerem um pouco o investimento inicial, podem proporcionar uma economia notável por muito tempo, devido sua longa vida útil.

Não respeitar as Normas Técnicas

Infelizmente uma grande parte dos acidentes que ocorrem em projetos de paisagismo, são provocados por instalações e procedimentos que não seguem as normas técnicas. Por isso, é válido lembrar que não seguir as normas é negligenciar a segurança do projeto, do espaço e da sociedade.

Não instalar um DR

O DR (Diferencial Residual) é um dispositivo eletrônico que tem como função principal, detectar correntes de fuga em um circuito elétrico e seccioná-lo. É um item obrigatório pois trata de um fator de segurança. Este equipamento protege contra choques, principalmente em locais molhados como piscinas e espaços abertos.

Esses são alguns dos erros mais comuns cometidos em projetos de iluminação em paisagismo, evitá-los é uma forma de garantir a segurança e a qualidade do projeto.

A ELETROTRAFO oferece uma gama de produtos específicos para jardins e instalações em locais abertos, visite uma de nossas lojas e faça um orçamento, tendo a garantia de produtos de qualidade certificada e ótimo preço. Ou, se preferir, acesse nosso site: www.eletrotrafo.com.br

46 visualizações
bottom of page