top of page

5 DICAS PARA CRIAR SENSAÇÃO DE AMPLITUDE EM ESPAÇOS PEQUENOS


O aumento da população tem impulsionado o crescimento de empreendimentos com imóveis cada vez menores, a iluminação e a decoração podem ser grandes aliadas em proporcionar uma sensação de amplitude ao espaço, criando assim um ambiente confortável e harmonioso.

Pensando em ajudá-los a obter esta sensação de amplitude em seu imóvel, separamos algumas dicas e inspirações de decoração e iluminação.


Ambientes claros

Como já sabemos, as cores influenciam muito nas sensações que sentimos, principalmente na decoração de ambientes. A tonalidade dos acabamentos, como pintura, piso e móveis, podem auxiliar ou atrapalhar no objetivo final do projeto. Para obtermos o resultado o qual esperamos neste post, o ideal é optar por tons claros tanto nas paredes quanto nos móveis, você pode utilizar cores mais fortes em peças que sejam destaque, mas sem carregar demais o espaço.



Para a Iluminação a dica é, quanto mais claro, maior a sensação de amplitude. Para isso você pode utilizar fontes de iluminação indireta como arandelas e painéis. Para dar destaque ao ambiente, sugerimos que utilize prateleiras iluminadas na parede. Já para a iluminação geral, o ideal é utilizar iluminação indireta com lâmpadas claras, sancas iluminadas, spots e pequenos lustres, que ajudarão a sensação de um ambiente mais amplo e de um pé direito mais alto.


Móveis

Móveis baixos e com linhas mais retas proporcionam uma percepção de campo visual mais limpo e consequentemente mais amplo. Uma ótima dica e ter em seus ambientes móveis multifuncionais, ou optar por móveis planejados.


Integração de espaços

Para obter harmonia visual e ampliar o espaço, a integração de ambiente é excelente. Neste caso vale a pena investir em um mesmo modelo de luminária central para todos os ambientes, mas caso você não goste do estilo mais “certinho”, não tem problema! Ouse e faça um mix de luminárias, desde que elas sigam um certo padrão de cores, materiais ou texturas.


Espelhos

Os espelhos são grandes aliados neste tipo de projeto, o ideal é que seja planejado o que ele deve refletir, dê preferência para que reflita espaços amplos como varandas e corredores, caso não seja possível posicione-o em um local onde ele refletirá paredes claras ou a luz de janelas. Para que os espelhos causem esse efeito eles devem ser grandes, o ideal é que ocupe do chão ao teto. Uma excelente ideia para economizar espaço é utilizar móveis planejados com portas de correr para a instalação do espelho.


Organização

Por último, mas não menos importante, a organização é fundamental para ambientes pequenos. O excesso de objetos e móveis espalhados pelo como cômodo polui o espaço e atrapalha a circulação. A dica é planejar a disposição e tamanho de cada móvel, além de utilizar prateleiras e nichos para organizar os objetos.


E então, gostou de nossas dicas? Vai colocá-las em prática? Visite uma de nossas lojas ou acesse www.eletrotrafo.com.br e conheça os produtos que podem lhe ajudar a criar essa sensação de amplitude em sua casa. Na ELETROTRAFO você encontra as melhores marcas com o melhor preço.

20 visualizações
bottom of page