top of page

4 DÚVIDAS COMUNS SOBRE INSTALAÇÃO ELÉTRICA

Se você está sofrendo com problemas na instalação elétrica da sua residência ou gostaria de saber mais sobre como manter sua rede elétrica em segurança, este é o artigo que está procurando.


Confira agora as respostas para 4 principais dúvidas sobre instalação elétrica:

1. O que é um “curto-circuito”?

O curto-circuito nada mais é do que uma dissipação instantânea de energia, que ocorre quando uma corrente elétrica com intensidade acima do normal passa por um circuito elétrico, sofrendo uma queda e criando uma descarga que poderá danificar este circuito.

Na maioria das vezes, o curto-circuito gera calor ou até faíscas, podendo ser um grande perigo e muitas vezes o grande responsável por principiar incêndios. Contudo, a boa manutenção e inspeções periódicas de sua instalação será suficiente para a manutenção da segurança do seu imóvel.


2. Qual a diferença entre um fusível e um disjuntor?

O objetivo desses dois equipamentos é basicamente o mesmo, são responsáveis para interromperem o fluxo de eletricidade quando alguma falha é detectada no circuito elétrico, impedindo acidentes. A principal diferença é que os fusíveis “explodem” e precisam ser substituídos sempre que fizerem seu trabalho, já o disjuntor, é parecido com um interruptor que pode ser simplesmente acionado novamente assim que o problema estiver resolvido.


3. Por que as luzes piscam?

Bom, elas não deveriam piscar! Se isto estiver ocorrendo em sua residência, pode ser sinal de algum problema, sendo assim, aconselhamos que você procure um profissional eletricista. Geralmente, as luzes piscam devido a um sistema elétrico desatualizado, por causa de um fio solto ou um outro dispositivo em circuito que esteja consumindo muita energia. De qualquer forma, é importante a presença de um eletricista para lhe dar o devido diagnóstico.


4. Como sei se meu painel elétrico é seguro?

Um eletricista profissional poderá lhe indicar se seu painel é seguro ou não. É aconselhado que painéis muito antigos, com 15 anos ou mais, sejam revisados e atualizados, assim como toda sua instalação elétrica.


Se tiver mais dúvidas sobre instalações elétricas, procure uma das lojas ELETROTRAFO. Temos profissionais capacitados e podemos lhe indicar alguns parceiros eletricistas para fazer uma avaliação da instalação elétrica do seu imóvel.

28 visualizações
bottom of page