top of page

4 Dicas para Criar uma Decoração Minimalista

Atualizado: 3 de jul. de 2020

O estilo de decoração minimalista teve início no século XX, tendo maior destaque nos anos 80. Inspirado na cultura japonesa, com o propósito de se desfazer de tudo que não é necessário, além de valorizar linhas e forma mais simples, o estilo minimalista de decoração vem conquistando muitos adeptos desde então.

Este estilo de decoração se adapta bem a qualquer projeto e pode ser aplicado de forma simples, basta escolher uma paleta de cores neutras, alguns poucos objetos e móveis espalhados pelos cômodos, de preferência, que sejam funcionais.

A seguir você verá algumas dicas para criar um ambiente minimalista, equilibrado e harmônico.

Foto: www.vivadecora.com.br
Foto: www.vivadecora.com.br

Dica 1: Abuse das cores claras

Como já deve ter percebido o ambiente com decoração minimalista, respeita basicamente uma única concepção: Simplicidade! Outra característica deste conceito é a atmosfera de limpeza e organização que ele transfere, que pode ser ressaltada com a aplicação de tons claros. Por exemplo, pisos, tetos e paredes pintados em branco, off-white, bege e todos pertencentes à esta cartela de cores, são ideais para manter o estilo, além disso contribuem para uma boa iluminação, causando uma sensação de amplitude no ambiente.

Atenção: Tons claros sempre remetem a consultórios médicos, por isso, para evitar que sua casa se pareça com um hospital, insira elementos com cores mais fortes ou em tons pastéis, além de quebrar a obviedade do projeto, trazem mais estilo e personalidade à decoração.



Foto: Casa Vogue
Foto: Casa Vogue

Dica 2: Prefira objetos funcionais

O estilo minimalista valoriza a funcionalidade, sendo assim, neste tipo de ambiente onde a disponibilidade de objetos é limitada, é importante que tais peças tenham alguma função que lhe auxilie nas atividades diárias. Para escolher suas peças de decoração sem fugir do estilo minimalista, utilize dois critérios:

  1. Os móveis e objetos devem atender a necessidade do projeto, cumprindo com excelência o seu objetivo.

  2. Os móveis e objetos devem ter tamanhos adequados, que não obstruam o espaço.

Atenção: Dê preferência as mobílias inteligentes ou multifuncionais, por exemplo: sofá-cama, mesas expansíveis, pufes e outros.


Foto: Casa Vogue
Foto: Casa Vogue

Dica 3: Mantenha a linha de móveis e decoração simples

Sabemos que o minimalismo dispõe de ambientes claros e com poucos objetos, então considere estas características na hora da escolha dos móveis. As peças ideias são as com pouca textura, design simples de madeira ou qualquer outro material de cor clara. Formatos geométricos como triângulos, retângulos e círculos, também são uma ótima pedida.


Foto: Casa Vogue
Foto: Casa Vogue

Dica 4: Capriche na iluminação

A melhor iluminação é a luz natural, mas não podemos usufruí-la 24 horas por dia, por isso é muito importante um bom projeto de iluminação que seja funcional, econômico e se encaixe ao estilo da decoração.

Lâmpadas de LED são uma ótima escolha para esses e outros projetos. Proporcionam economia e durabilidade, além de diversidade de modelos que se adéquam de acordo com cada necessidade.

Quanto ao design das peças de iluminação, opte por luminárias e pendentes com linhas simples, sem muitos detalhes exuberantes. Peças em metal e madeira geralmente “caem como uma luva”.

Siga nossas redes sociais para conferir mais materiais como este e se inspirar com outros estilos de decoração e iluminação.


 


Talvez você possa gostar destes...


36 visualizações
bottom of page