top of page

10 MOTIVOS PARA COMPRAR UM NOBREAK

O nobreak (UPS) geralmente só é lembrado quando falta energia, pois ele tem baterias e mantém os demais equipamentos ligados por certo período. Mas existem outros problemas na rede elétrica, muitas vezes desconhecidos, que podem afetar eletroeletrônicos negativamente. E protegê-los é um bom motivo para você comprar um nobreak.


Os nobreaks, além de garantirem o funcionamento de seus equipamentos durante o blackout, fornecem energia pura com forma de onda senoidal para os equipamentos. Por isso, corrigem falhas e ruídos da rede elétrica. Esse tipo de forma de onda é aquele para qual os eletroeletrônicos foram fabricados para suportar, por isso é fundamental para o bom funcionamento deles.

Conheça agora os 10 tipos de falhas que podem ocorrer na rede e que são bons motivos para você comprar um nobreak.


1 – Falta de Energia: é a ausência de energia elétrica na rede comercial. Pode ser causada por falhas da concessionária, acidentes, manutenção da rede ou descargas atmosféricas. Nesse caso, é possível que equipamentos sejam desligados antes que informações importantes sejam salvas.

2 – Subtensão: é a tensão da rede elétrica abaixo da grandeza ideal especificada. O excesso de cargas ligadas à instalação elétrica pode causar isso. Nesse caso, também há risco do desligamento de equipamentos e perda de informações.


3 – Sobretensão: é a tensão da rede elétrica acima da grandeza ideal especificada. Pode queimar fontes de alimentação e é geralmente causada por falhas da concessionária ou desligamento abrupto de cargas de rede vizinha.


4 – Picos de Tensão: são surtos de alta tensão na rede elétrica. Possivelmente provocados por descargas atmosféricas, podem queimar fontes de alimentação e periféricos, tais como: impressoras, scanners, computadores.


5 – Ruídos da Linha: são sinais elétricos indesejados na rede de energia. Geralmente causados por cargas com baixo fator de potência (motores elétricos industriais, inversores que alimentam elevadores) ou falhas nas redes de distribuição. Podem travar e danificar equipamentos.

6 – Subfrequência: frequência da rede elétrica abaixo do especificado (60Hz no Brasil). Causada por falhas da concessionária, provoca superaquecimento e desliga equipamentos. Isso afeta diretamente a vida útil dos eletrônicos.

7 – Sobrefrequência: frequência da rede elétrica acima do especificado. Decorre de falhas da concessionária. Aquece excessivamente, desliga e reduz desempenho de equipamentos, que podem ser danificados e têm vida útil comprometida.

8 – Oscilações: são variações descontínuas na tensão da rede elétrica. Usualmente causadas pelo "liga, desliga" frequente de cargas de alta potência (aparelhos de ar condicionado, por exemplo). Podem travar equipamentos e danificar hardwares.

9 – Transientes de Chaveamento: são ruídos de curta duração na rede elétrica. Geralmente causados pelo "liga, desliga" contínuo de equipamentos de alta potência. Isso pode diminuir a vida útil de fontes de alimentação, travar o funcionamento e danificar equipamentos.

10 – Distorção Harmônica: é mudança na forma de onda da rede elétrica comercial. Interfere destrói a senoide pura. Decorre de falhas da concessionária ou uso de grupos geradores e pode travar e danificar hardwares, o que coloca dados importantes em risco.

Para evitar qualquer um desses distúrbios de energia, adquira um nobreak Volt no nosso site Eletrotrafo. Lá temos vários modelos para sua escolha e melhor atender sua necessidade, confira agora!

34 visualizações

Comments


bottom of page