top of page

10 Curiosidades sobre energia solar

O assunto energia solar está super em alta, afinal quem não quer economizar e ainda ajudar o meio ambiente?! E existem algumas curiosidade que você precisa conhecer:


1. Brasil é o 4º país que mais cresceu em 2021 em geração de energia solar

O Brasil também subiu uma posição no ranking mundial de energia solar, assumindo a 13ª colocação de nações com maior capacidade instalada da tecnologia fotovoltaica, segundo ABSOLAR.


2. As maiores usinas solares do mundo estão na China e na Índia

Imagine um local com 4 milhões de painéis solares instalados? Pois essa é uma usina solar localizada na China e considerada a maior do mundo. Toda essa quantidade gera 850 MW de potência, suficiente para abastecer 200 mil casas com eletricidade.

Já a usina de Kamuthi, na Índia, apresenta 2,5 milhões de painéis solares, com capacidade de 648 MW de potência. São mais de 570 inversores, 154 transformadores e 7,5 km de cabos!


3. Não é o calor que gera energia solar

Muita gente acha que a energia solar funciona por causa do calor gerado pelo Sol. Mas, na verdade, é a luz do Sol que faz isso. Mais ainda: é a radiação solar a responsável pela produção de energia.

É justamente por isso que mesmo nos dias nublados ou durante o inverno o sistema continua produzindo, pois não é necessário alta temperatura, mas, sim, a presença da radiação solar na atmosfera.


4. A energia solar não funciona durante a noite

Como vimos, é a luz do Sol que produz a energia, certo? Então, consequentemente, durante a noite não há produção de energia.

Mas isso não significa que você ficará sem luz no imóvel!. No caso do sistema On Grid, a sua energia solar é conectada à rede pública de energia, que abastece o seu imóvel nos períodos de pouca ou nenhuma produção.

Já no sistema Off Grid – muito utilizado em áreas remotas onde não há distribuidora de energia –, a eletricidade produzida pelo sistema durante o dia é armazenada em baterias, que são acionadas durante a noite para continuar abastecendo o imóvel.


5. A NASA utiliza energia solar no espaço

Outra das curiosidades sobre energia solar é que a própria NASA utiliza o sistema no espaço, mais precisamente, na Estação Espacial Internacional (ISS).

Atualmente, existem 8 painéis solares que geram até 160 kW (quilowatts) de energia durante o dia orbital. Desse total, quase a metade fica armazenada em baterias para serem utilizadas quando a estação está na sombra da Terra, sem a luz solar.

A novidade é que em parceria com a Boeing, a ISS está prestes a receber 6 novos painéis, que aumentarão entre 20% e 30% a produção de energia, gerando a oportunidade de mais pesquisas e trabalhos no local.


6. O Brasil tem um estádio de futebol movido a energia solar

Essa é uma das grandes curiosidades sobre energia solar: você sabia que durante a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil, houve uma partida de futebol movida a energia solar?

Foi no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, durante o jogo entre Grécia e Colômbia. Toda a eletricidade do local – e também de outras regiões – foram fornecidas pelo sistema fotovoltaico. Ao todo, 6 mil painéis solares na cobertura do local alimentaram o estádio e mais 1.200 casas de médio porte do entorno.


7. Existem árvores geradoras de energia solar

Um projeto de paisagismo, em Singapura, possui 18 árvores artificiais entre 25 e 50 metros – as chamadas “superárvores” – que possuem células solares gerando energia elétrica.


8. Primeiro voo a energia solar.

O primeiro voo usando a energia solar ocorreu em 1974, na Califórnia. O avião estava sem tripulação e foi desenvolvido por dois irmãos: Roland e Bob Boucher.


9. Carro solar mais rápido do mundo.

Tornando-se o carro elétrico mais rápido do mundo, o carro solar eVe bate o recorde com uma velocidade acima de 106 km/h em um percurso de 500 km.


10. Fabricação de células fotovoltaicas por meio de frutas.

Cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee (IIT) possuem um estudo que comprova que o pigmento das fruta jamelão, framboesa, cereja e mirtilos, a antocianina, pode absorver a luz solar, o que possibilita a fabricação de células fotovoltaicas.


E um extra para quem adora proteger o meio ambiente:

Eletricidade solar é uma energia renovável e não libera qualquer dióxido de carbono nocivo ou outros poluentes. Um sistema fotovoltaico típico de uma casa pode salvar cerca de 1200 kg de CO2 por ano, o que representa cerca de 30 toneladas ao longo da vida.




Você sabia todas essas curiosidades? Compartilha com alguém que precisa saber. Para saber mais sobre energia solar acesse no site clicando aqui.

1.740 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page