• Eletrotrafo

É Hora de Fazer um Check Up na sua Rede Elétrica

Atualizado: Jul 3


Nos últimos anos os equipamentos domésticos se multiplicaram, mas infelizmente, o número de pessoas que atualizaram ou readequaram sua infraestrutura elétrica para suportar tantos novos aparelhos, não acompanhou esse crescimento.

Segundo uma pesquisa feita pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), somente 5% das residências brasileiras estão com a rede elétrica em dia, número preocupante. A pesquisa revela também quais os tipos de problemas encontrados nessas residências, que vão desde mau dimensionamento da estrutura, até grandes falhas em ligações elétricas e aterramentos. Esses tipos de problemas só podem ser solucionados por especialistas, como engenheiro eletricista, técnico ou tecnólogo em eletricidade.

Hoje, a maior parte dos incêndios acidentais têm relação com problemas na fiação elétrica. Para evitar que estes tipos de acidentes aconteçam em sua residência, lhe preparamos este guia.

Sua casa foi construída a mais de 10 anos? Algum morador já levou choque? Você utiliza “TE” ou “Benjamins” para ligar mais de um aparelho por falta de tomadas nos ambientes? Se pelo menos uma das suas respostas foi sim, atenção! Seu imóvel necessita de um exame completo no sistema elétrico, com um profissional especializado.


Siga estas três orientações para garantir a segurança do seu imóvel:

  1. Se seu imóvel é antigo ou não passa por uma reforma elétrica há mais de 10 anos, certamente ele precisa de uma adequação do sistema elétrico. Essa atualização evitará que ocorra sobrecarga no seu sistema de energia, choques provenientes de instalações inadequadas e graves acidentes como incêndio, iniciado por curto elétrico.

  2. Evite choques, a forma mais fácil de evitar que alguém leve choque é tendo as tomadas de acordo com a nova norma, ou seja, tomadas de três pinos. Esse tipo de tomada tem um pino extra que é chamado de fio terra, o qual evita que você leve choque ao colocar ou retirar a plug da tomada, sem esse pino, o seu corpo funcionará como o fio terra, ocasionando o choque, que pode gerar consequências graves.

  3. Luz fraca ou queda de energia é um sinal de que o sistema elétrico está sobrecarregado ou chegando ao final da sua vida útil. Esses sinais indicam um problema sério que pode levar a acidentes com consequências fatais, por isso, é indicado que você procure um profissional especializado o quanto antes.

Vamos deixar uma dica extra, para evitar a sobrecarga do sistema e economizar: troque as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED. Enquanto as lâmpadas de LED funcionam por cerca de 25 mil horas com capacidade total, uma lâmpada comum dura apenas 3 mil horas. Embora as lâmpadas LED apresentem um valor mais elevado que outras lâmpadas, a economia poderá justificar o preço, pois seu tempo de vida útil é muito maior e o consumo de energia muito menor.


Gostou das nossas dicas? Caso você tenha identificado que a instalação elétrica da sua residência ou comércio necessita de um upgrade, vá até uma de nossas lojas com a lista de materiais necessários e peça seu orçamento. Nós da ELETROTRAFO estamos dispostos a auxiliar você na melhor escolha para seu projeto, temos os melhores produtos do mercado com garantia e segurança certificada. Acesse www.eletrotrafo.com.br e confira!

0 visualização

INSTITUCIONAL

FALE CONOSCO

(43) 3520-5000

2ª A 6ª das 8h às 18h

faleconosco@eletrotrafo.com.br

ACOMPANHE-NOS

Eletrotrafo Produtos Elétricos Ltda, pessoa jurídica brasileira de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 80.224.785/0001-15.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.